CÚPULA DOS POVOS - NA RIO +20 POR JUSTIÇA SOCIAL E AMBIENTAL


O que é

Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.
Por quê?Rio+20 oficial marca os vinte anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92 ou Eco 92). Nestas duas décadas, a falta de ações para superar a injustiça social ambiental tem frustrado expectativas e desacreditado a ONU. A pauta prevista para a Rio+20 oficial – a chamada “economia verde” e a institucionalidade global – é considerada por nós como insatisfatória para lidar com a crise do planeta, causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas.
Para enfrentar os desafios dessa crise sistêmica, a Cúpula dos Povos não será apenas um grande evento. Ela faz parte de um processo de acúmulos históricos e convergências das lutas locais, regionais e globais, que tem como marco político a luta anticapitalista, classista, antirracista, antipatriarcal e anti-homofóbica.
Queremos, assim, transformar o momento da Rio+20 numa oportunidade para tratar dos graves problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados. “Venha reinventar o mundo” é o nosso chamado e o nosso convite à participação para as organizações e movimentos sociais do Brasil e do mundo. A convocatória global para a Cúpula será realizada durante o Fórum Social Temático (www.fstematico2012.org.br), em 28 de janeiro, em Porto Alegre (RS). O Fórum deste ano é, aliás, preparatório para a Cúpula.
Como?O Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20 (CFSC) está preparando o desenho da Cúpula dos Povos e do território que ocuparemos no Aterro do Flamengo. O espaço será organizado em grupos de discussão autogestionados, na Assembleia Permanente dos Povos e num espaço para organizações e movimentos sociais exporem, praticarem e dialogarem com a sociedade sobre suas experiências e projetos. As ações da Cúpula estarão todas interligadas.
A ideia é que a Assembleia Permanente dos Povos – o principal fórum político da Cúpula, se organize em torno de três eixos e debata as causas estruturais da atual crise civilizatória, sem fragmentá-la em crises específicas – energética, financeira, ambiental, alimentar. Com isso, esperamos afirmar paradigmas novos e alternativos construídos pelos povos e apontar a agenda política para o próximo período.
Quando?Os dois primeiros dias da Cúpula (15 e 16 de junho) serão pautados por atividades organizadas pelos movimentos sociais locais, que estão em luta permanente de resistência aos impactos das grandes obras. Desde esse momento, já estará montado um espaço de livre acesso, onde organizações e movimentos da sociedade civil global exibirão experiências e projetos que evidenciam como é possível viver em sociedade de forma fraterna e sustentável, ao contrário do paradigma hoje vigente.
Por isso, o território da Cúpula dos Povos será organizado de forma livre da presença corporativa e com base na economia solidária, agroecologia, em culturas digitais, ações de comunidades indígenas e quilombolas. Esse encontro da cidadania, que também contará com atrações culturais, ficará aberto até o fim da Cúpula, no dia 23.
No dia 17, domingo, a organização da Cúpula prepara uma passeata para marcar o evento. A partir do dia 18, começarão as discussões autogestionadas e a Assembleia Permanente dos Povos. O 20 de junho será o Dia da Mobilização Internacional, com manifestações que enviem uma mensagem clara e incisiva para a Rio+20 oficial.

O que a presidente Dilma Rousseff deve fazer com o Código Florestal?



Na sua opinião, ela deverá:

  • Aprovar o Código Florestal sem veto: 11%
  • Vetar partes do Código Florestal aprovado na Câmara, reestabelecendo o texto aprovado pelo Senado: 9%
  • Vetar todo o Código Florestal: 80%
Resultado parcial às 13 horas de domingo, 29/04/2012. [E a pesquisa é da Globo!]
Para votar, clique AQUI.


--

Por uma alimentação sustentável, variada e sem pressa


Por Nanda Melonio
25 de Abril de 2012
Acima, o tacacá, prato típico da culinária paraense.
Cultivar tradições na produção dos alimentos é cada
vez mais benquisto por chefs e consumidores de
todo o mundo. Foto: Nanda Melonio
Mil e uma tarefas, o horário do almoço minguando, hora de recorrer à cadeia de fast food mais próxima para "ganhar tempo”: cena cotidiana, especialmente a partir das últimas décadas do século XX, já que são poucos aqueles que conseguem dedicar tempo para preparar uma alimentação saudável. Entretanto, na contramão, há cada vez mais pessoas no mundo que se levantaram contra a tendência à alimentação "rápida e pasteurizada”: os adeptos do Slow Food, um estilo de vida que propõe resgatar os prazeres da boa mesa, unindo o prazer da alimentação à ecogastronomia, preservando os sabores regionais e a biodiversidade agrícola.
O movimento Slow Food prega o direito e a valorização do prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais cuja fabricação respeite o meio ambiente e os produtores. Dentre seus princípios estão a restituição da dignidade cultural ao alimento, favorecimento da sensibilidade do gosto e luta pela preservação e uso sustentável da biodiversidade.
Seus seguidores buscam a proteção de espécies vegetais e animais, contribuindo com a defesa do meio ambiente, da cozinha típica regional, dos produtos saborosos e do prazer da alimentação. Há inclusive um catálogo, aArca do Gosto, criado em 1996, que reúne produtos de todo o mundo ameaçados de extinção, mas que ainda resistem e possuem potencial de cultivo e comercialização. Dentre os produtos brasileiros na lista, podemos destacar o pirarucu, o umbu, o palmito juçara, o pequi e a mangaba.
"Por que maltratar o que a gente vai comer?”
O Slow Food também ganhou adeptos dentro da alta gastronomia. Cresce entre os chefs a defesa dos ingredientes orgânicos, regionais e sazonais e do resgate da simplicidade na cozinha. É cada vez mais notória a necessidade de que o gastrônomo precisa ser o que Carlo Petrini (fundador do Movimento Slow Food) definiu como co-produtor: alguém conhecedor da agricultura e pecuária, das condições dos trabalhadores do campo, da procedência dos produtos, que rejeita meios de transporte poluidores em excesso e empresas que arruínam culturas locais ao se instalarem nas comunidades.
No último Ver-O-Peso da Cozinha Paraense, chefs falaram da importância do Slow Food e da sustentabilidade na gastronomia. O evento gastronômico foi originalmente organizado pelo falecido chef Paulo Martins – único brasileiro no rankingTop Green Chefs. Ele ocorre há 10 anos em Belém do Pará e, agora, é organizado pela esposa de Martins, Tânia, e suas filhas, Joana eDaniela.
Em palestra no evento, o chefAlex Atala (D.O.M. e Dalva & Dito / SP)ressaltou a importância da sustentabilidade na gastronomia desde a cadeia de produção do alimento, através do respeito aos períodos de manejo, plantio e colheita dos frutos, da pesca de determinadas espécies, assim como da aquisição de ingredientes produzidos o mais próximo possível, para gastar menos recursos naturais, combustível e gerar riquezas para as populações locais. Atala também atentou para a forma como o alimento é conhecido e tratado pelos produtores, revendedores e consumidores: "falta às pessoas conhecer mais a respeito dos ingredientes locais e, principalmente, falar melhor a respeito deles, sistematizar as informações sobre o que é nosso. Além disso, o modo como os alimentos são manuseados e armazenados por vezes faz com que a qualidade deixe a desejar. Fica o questionamento: por que maltratar o que a gente vai comer? o comércio sustentável e limpo dos produtos só traz benefícios para a população local”.
In loco é mais saboroso
O chefCarlos Bertolazzi (Spago e Zena Caffè / SP) foi enfático ao dizer que é importante conhecer ingredientes de diversas regiões do país e do mundo, mas que o interessante é que se vá à região onde eles são produzidos ao invés de retirá-los do local de origem. Utilizando a cozinha paraense como exemplo, o chef disse que é muito diferente consumir os produtos mais frescos e saborosos na atmosfera amazônica: "venham para o Pará, não levem o Pará daqui”.
O chefFábio Sicília (Famiglia Sicilia / PA)comentou sobre o respeito à sazonalidade dos ingredientes: "As pessoas querem comer tomate o ano inteiro, mas o tomate não dá o ano inteiro”, afirma. Fábio é líder e fundador do Convivium Amazônia, um dos muitos convivia Slow Foodespalhados pelo mundo. Os convivia são grupos locais que divulgam a filosofia do Slow Food e conectam os pequenos produtores de qualidade à grande rede formada pelo movimento, fazendo manifestações para valorizá-los e aproximá-los dos consumidores. Só no Brasil, há atualmente30 convivium. Ao redor do mundo, mais de 1.500.
Além de promover uma relação mais saudável do homem com o alimento, a filosofia Slow Food chama a atenção para a relação homem-natureza, mostrando que podemos contribuir para a proteção ambiental enquanto nos alimentamos, além de beneficiar a cultura e a economia dos produtores da região onde moramos ou visitamos. O turismo gastronômico é uma das áreas de potencial que o movimento Slow Food pode impulsionar.



Código Florestal: Confira como o deputado que você votou na última eleição votou no Código Florestal Piau


Depois de anos tramitando no Congresso Nacional, deputados aprovam com louvor novo texto que modifica principal lei florestal do Brasil. O texto mais brando do Senado foi rejeitado por 274 deputados, enquanto a seu favor votaram 184.

Isso significa que foi aprovado o relatório Piau, que flexibiliza ainda mais o Código Florestal.

Entenda o “sim” e o “não”A votação teve uma pegadinha. Os deputados que votaram “sim” desejavam a manutenção do texto aprovado pelo Senado, apoiado pelo governo e que garantia faixas mínimas de proteção e recomposição florestal. Os deputados que votaram “não” votaram pelo relatório do deputado Paulo Piau, que anulou essas obrigações. Ganharam por 90 votos e reformaram a principal lei florestal brasileira.

Atualizado em 26/04, às 12h03



Resultado da votação
Sim:184
Não:274
Abstenção:2
Total da Votação:460
Art. 17:1
Total Quorum:461

Orientação
PT:Sim
PMDB:Não
PSDB:Não
PSD:Não
PrPtdobPrpPhsPtcPslPrtb:Não
PsbPcdob:Liberado
PP:Liberado
DEM:Não
PDT:Não
PvPps:Sim
PTB:Não
PSC:Não
PRB:Sim
PSOL:Sim
Minoria:Liberado
GOV.:Sim
ParlamentarUFVoto
DEM
Abelardo LupionPRNão
Alexandre LeiteSPNão
Antonio Carlos Magalhães NetoBANão
Augusto CoutinhoPENão
Claudio CajadoBANão
Davi AlcolumbreAPNão
Efraim FilhoPBNão
Eli Correa FilhoSPNão
Fábio SoutoBANão
Felipe MaiaRNNão
Jairo AtaideMGNão
João BittarMGNão
Jorge Tadeu MudalenSPNão
Júlio CamposMTNão
Lira MaiaPANão
Luiz Carlos SetimPRNão
MandettaMSNão
Mendonça FilhoPENão
Mendonça PradoSESim
Onyx LorenzoniRSNão
Pauderney AvelinoAMNão
Paulo Cesar QuartieroRRNão
Professora Dorinha Seabra RezendeTONão
Rodrigo MaiaRJSim
Ronaldo CaiadoGONão
Vitor PenidoMGNão
Total DEM: 26   
PCdoB
Alice PortugalBASim
Assis MeloRSNão
Chico LopesCENão
Daniel AlmeidaBASim
Delegado ProtógenesSPSim
Evandro MilhomenAPNão
Jandira FeghaliRJSim
Jô MoraesMGSim
João AnaniasCENão
Luciana SantosPENão
Manuela D`ávilaRSSim
Osmar JúniorPINão
Total PCdoB: 12   
PDT
André FigueiredoCENão
Ângelo AgnolinTONão
Brizola NetoRJSim
Dr. Jorge SilvaESNão
Enio BacciRSSim
Felix Mendonça JúniorBANão
Flávia MoraisGONão
Giovani CheriniRSNão
Giovanni QueirozPANão
João DadoSPNão
ManatoESNão
Marcelo MatosRJSim
Marcos MedradoBANão
Marcos RogérioRONão
Miro TeixeiraRJSim
Oziel OliveiraBANão
Paulo Pereira da SilvaSPNão
ReguffeDFSim
Salvador ZimbaldiSPNão
Sebastião Bala RochaAPSim
Sueli VidigalESNão
Vieira da CunhaRSSim
Wolney QueirozPENão
Zé SilvaMGNão
Total PDT: 24   
PHS
José HumbertoMGNão
Total PHS: 1   
PMDB
AdrianRJNão
Alberto FilhoMANão
Alceu MoreiraRSNão
Alexandre SantosRJNão
Antônio AndradeMGNão
Arthur Oliveira MaiaBANão
Asdrubal BentesPANão
Benjamin MaranhãoPBNão
Carlos BezerraMTNão
Celso MaldanerSCNão
Danilo ForteCENão
Darcísio PerondiRSNão
Edinho AraújoSPNão
Edinho BezSCNão
Edio LopesRRNão
Edson EzequielRJNão
Eduardo CunhaRJNão
Elcione BarbalhoPASim
Eliseu PadilhaRSNão
Fabio TradMSNão
Fátima PelaesAPNão
Fernando JordãoRJNão
Flaviano MeloACNão
Francisco EscórcioMANão
Gabriel ChalitaSPNão
Genecias NoronhaCENão
Gera ArrudaCENão
Geraldo ResendeMSSim
GirotoMSNão
Henrique Eduardo AlvesRNNão
Hermes ParcianelloPRNão
Hugo MottaPBNão
Íris de AraújoGONão
João ArrudaPRNão
João MagalhãesMGNão
Joaquim BeltrãoALNão
José PriantePANão
Júnior CoimbraTONão
Leandro VilelaGONão
Lelo CoimbraESNão
Leonardo PiccianiRJNão
Leonardo QuintãoMGNão
Lucio Vieira LimaBANão
Luiz PitimanDFNão
Manoel JuniorPBNão
Marçal FilhoMSNão
Marcelo CastroPINão
Marinha RauppRONão
Marllos SampaioPINão
Mauro BenevidesCENão
Mauro LopesMGNão
Mauro MarianiSCNão
Natan DonadonRONão
Newton CardosoMGNão
Nilda GondimPBNão
Odílio BalbinottiPRNão
Osmar SerraglioPRNão
Osmar TerraRSNão
Paulo PiauMGNão
Pedro ChavesGONão
Pedro NovaisMANão
Professor SetimoMANão
Raul HenryPESim
Renan FilhoALNão
Rogério Peninha MendonçaSCNão
Ronaldo BenedetSCNão
Rose de FreitasESNão
Sandro MabelGONão
Saraiva FelipeMGNão
Teresa SuritaRRNão
Valdir ColattoSCNão
Washington ReisRJNão
Wilson FilhoPBNão
Wladimir CostaPANão
Total PMDB: 74   
PMN
Jaqueline RorizDFNão
Total PMN: 1   
PP
Afonso HammRSNão
Aline CorrêaSPSim
Arthur LiraALSim
Beto MansurSPNão
Carlos MagnoRONão
Cida BorghettiPRNão
Dilceu SperaficoPRNão
Dimas FabianoMGNão
Eduardo da FontePESim
Esperidião AminSCNão
Gladson CameliACNão
Iracema PortellaPISim
Jair BolsonaroRJNão
Jeronimo GoergenRSNão
João PizzolattiSCNão
José LinharesCENão
Lázaro BotelhoTONão
Luis Carlos HeinzeRSNão
Luiz ArgôloBANão
Luiz Fernando FariaMGNão
Márcio Reinaldo MoreiraMGNão
Mário NegromonteBANão
Missionário José OlimpioSPNão
Nelson MeurerPRNão
Paulo MalufSPNão
Pedro HenryMTNão
Rebecca GarciaAMSim
Renato MollingRSNão
Roberto BrittoBASim
Roberto TeixeiraPENão
Sandes JúniorGONão
Simão SessimRJSim
Toninho PinheiroMGNão
Vilson CovattiRSNão
Waldir MaranhãoMASim
Total PP: 35   
PPS
Arnaldo JardimSPNão
Arnaldo JordyPASim
Augusto CarvalhoDFSim
Carmen ZanottoSCNão
Dimas RamalhoSPSim
Roberto FreireSPSim
Rubens BuenoPRSim
Sandro AlexPRNão
Stepan NercessianRJSim
Total PPS: 9   
PR
Aelton FreitasMGNão
Anderson FerreiraPENão
Anthony GarotinhoRJAbstenção
Aracely de PaulaMGNão
Bernardo Santana de VasconcellosMGNão
Davi Alves Silva JúniorMANão
Dr. Adilson SoaresRJNão
Francisco FlorianoRJNão
GiacoboPRNão
Inocêncio OliveiraPENão
IzalciDFNão
João Carlos BacelarBANão
Lúcio ValePANão
Maurício Quintella LessaALNão
Maurício TrindadeBANão
Milton MontiSPNão
Neilton MulimRJSim
Paulo FeijóRJNão
Paulo FreireSPNão
TiriricaSPNão
Valdemar Costa NetoSPNão
Vicente ArrudaCENão
Vinicius GurgelAPNão
Wellington FagundesMTNão
Wellington RobertoPBNão
ZoinhoRJNão
Total PR: 26   
PRB
Acelino PopóBASim
Antonio BulhõesSPSim
Cleber VerdeMASim
George HiltonMGSim
Heleno SilvaSESim
Jhonatan de JesusRRSim
Márcio MarinhoBASim
Otoniel LimaSPSim
VilalbaPESim
Vitor PauloRJSim
Total PRB: 10   
PRP
Jânio NatalBANão
Total PRP: 1   
PSB
Abelardo CamarinhaSPNão
Alexandre RosoRSNão
Antonio BalhmannCENão
Ariosto HolandaCESim
AudifaxESSim
Domingos NetoCENão
Dr. UbialiSPSim
Fernando Coelho FilhoPESim
Givaldo CarimbãoALSim
Glauber BragaRJSim
Janete CapiberibeAPSim
Jonas DonizetteSPSim
José StédileRSSim
Júlio DelgadoMGSim
Keiko OtaSPSim
Laurez MoreiraTONão
Leopoldo MeyerPRSim
Luiz NoéRSSim
Luiza ErundinaSPSim
Mauro NazifRONão
Paulo FolettoESSim
RomárioRJNão
Sandra RosadoRNNão
Severino NinhoPESim
Valtenir PereiraMTNão
Total PSB: 25   
PSC
Andre MouraSENão
Antônia LúciaACNão
Carlos Eduardo CadocaPENão
Costa FerreiraMANão
DeleyRJAbstenção
Edmar ArrudaPRNão
Hugo LealRJSim
LaurieteESNão
Leonardo GadelhaPBNão
Mário de OliveiraMGNão
Nelson PadovaniPRNão
Pastor Marco FelicianoSPNão
Ratinho JuniorPRNão
Zequinha MarinhoPANão
Total PSC: 14   
PSD
Ademir CamiloMGNão
Armando VergílioGONão
Arolde de OliveiraRJNão
Átila LinsAMNão
Carlos SouzaAMNão
César HalumTONão
Danrlei De Deus HinterholzRSNão
Diego AndradeMGNão
Dr. Paulo CésarRJSim
Edson PimentaBANão
Eleuses PaivaSPNão
Eliene LimaMTNão
Fábio FariaRNNão
Felipe BornierRJSim
Fernando TorresBANão
Francisco AraújoRRNão
Geraldo ThadeuMGNão
Guilherme CamposSPNão
Guilherme MussiSPSim
Hélio SantosMANão
Heuler CruvinelGONão
Homero PereiraMTNão
Hugo NapoleãoPINão
Irajá AbreuTONão
Jefferson CamposSPNão
Jorge BoeiraSCNão
José Carlos AraújoBANão
José NunesBANão
Júlio CesarPINão
Junji AbeSPNão
Liliam SáRJSim
Manoel SalvianoCENão
Moreira MendesRONão
Nice LobãoMANão
Onofre Santo AgostiniSCNão
Paulo MagalhãesBANão
Raul LimaRRNão
Reinhold StephanesPRNão
Ricardo IzarSPSim
Roberto SantiagoSPSim
Sérgio BritoBANão
Silas CâmaraAMSim
Walter TostaMGSim
Total PSD: 43   
PSDB
Alberto MourãoSPSim
Alfredo KaeferPRNão
Andreia ZitoRJSim
Antonio Carlos Mendes ThameSPNão
Antonio ImbassahyBASim
Berinho BantimRRNão
Bonifácio de AndradaMGNão
Bruno AraújoPENão
Carlos Alberto LeréiaGONão
Carlos BrandãoMANão
Carlos SampaioSPSim
Cesar ColnagoESSim
Domingos SávioMGNão
Duarte NogueiraSPNão
Dudimar PaxiúbaPANão
Eduardo BarbosaMGSim
Emanuel FernandesSPSim
Fernando FrancischiniPRNão
João CamposGONão
Jorginho MelloSCNão
Jutahy JuniorBASim
Leonardo VilelaGONão
Luiz CarlosAPNão
Luiz Fernando MachadoSPSim
Luiz NishimoriPRNão
Mara GabrilliSPSim
Marcio BittarACNão
Marco TebaldiSCNão
Marcus PestanaMGSim
Nelson Marchezan JuniorRSNão
Nilson LeitãoMTNão
Otavio LeiteRJSim
Paulo Abi-AckelMGNão
Raimundo Gomes de MatosCENão
Reinaldo AzambujaMSNão
Ricardo TripoliSPSim
Rodrigo de CastroMGSim
Rogério MarinhoRNNão
Romero RodriguesPBSim
Rui PalmeiraALSim
Ruy CarneiroPBSim
Sergio GuerraPENão
Vanderlei MacrisSPSim
Vaz de LimaSPSim
Walter FeldmanSPSim
Wandenkolk GonçalvesPANão
William DibSPSim
Zenaldo CoutinhoPASim
Total PSDB: 48   
PSL
Dr. GriloMGSim
Total PSL: 1   
PSOL
Chico AlencarRJSim
Ivan ValenteSPSim
Jean WyllysRJSim
Total PSOL: 3   
PT
Afonso FlorenceBASim
Alessandro MolonRJSim
Amauri TeixeiraBASim
André VargasPRSim
Angelo VanhoniPRSim
Antônio Carlos BiffiMSSim
Arlindo ChinagliaSPSim
Artur BrunoCESim
Assis CarvalhoPISim
Assis do CoutoPRSim
Benedita da SilvaRJSim
Beto FaroPASim
Bohn GassRSSim
Cândido VaccarezzaSPSim
Carlinhos AlmeidaSPSim
Carlos ZarattiniSPSim
Chico D`AngeloRJSim
Cláudio PutyPASim
Dalva FigueiredoAPSim
Décio LimaSCSim
Devanir RibeiroSPSim
Domingos DutraMASim
Dr. RosinhaPRSim
Edson SantosRJSim
Erika KokayDFSim
Eudes XavierCESim
Fátima BezerraRNSim
Fernando FerroPESim
Fernando MarroniRSSim
Francisco PracianoAMSim
Gabriel GuimarãesMGSim
Geraldo SimõesBASim
Henrique FontanaRSSim
Iriny LopesESSim
Jesus RodriguesPISim
Jilmar TattoSPSim
João Paulo LimaPESim
João Paulo CunhaSPSim
José AirtonCESim
José De FilippiSPSim
José GuimarãesCESim
José MentorSPSim
Josias GomesBASim
Leonardo MonteiroMGSim
Luci ChoinackiSCSim
Luiz AlbertoBASim
Luiz CoutoPBSim
Luiz SérgioRJSim
Márcio MacêdoSESim
Marco MaiaRSArt. 17
MarconRSSim
Marina SantannaGOSim
Miguel CorrêaMGSim
Miriquinho BatistaPASim
Nazareno FontelesPISim
Nelson PellegrinoBASim
Newton LimaSPSim
Odair CunhaMGSim
Padre JoãoMGSim
Padre TonROSim
Paulo FerreiraRSSim
Paulo PimentaRSSim
Paulo TeixeiraSPSim
Pedro EugênioPESim
Pedro UczaiSCSim
PolicarpoDFSim
Reginaldo LopesMGSim
Ricardo BerzoiniSPSim
Rogério CarvalhoSESim
Ronaldo ZulkeRSSim
Rubens OtoniGOSim
Sibá MachadoACSim
Taumaturgo LimaACSim
Valmir AssunçãoBASim
Vander LoubetMSNão
Vanderlei SiraqueSPSim
Vicente CandidoSPSim
VicentinhoSPSim
Waldenor PereiraBASim
Zé GeraldoPASim
Total PT: 80   
PTB
Alex CanzianiPRNão
Antonio BritoBANão
Arnaldo Faria de SáSPNão
Arnon BezerraCENão
Celia RochaALNão
Jorge Corte RealPENão
José Augusto MaiaPESim
Josué BengtsonPANão
Magda MofattoGONão
Nelson MarquezelliSPNão
Nilton CapixabaRONão
Ronaldo NogueiraRSNão
Sérgio MoraesRSNão
Silvio CostaPENão
Walney RochaRJNão
Total PTB: 15   
PTC
Edivaldo Holanda JuniorMASim
Total PTC: 1   
PTdoB
Lourival MendesMANão
Luis TibéMGNão
Rosinha da AdefalALSim
Total PTdoB: 3   
PV
Alfredo SirkisRJSim
Antônio RobertoMGSim
Dr. AluizioRJSim
Henrique AfonsoACSim
Paulo WagnerRNSim
PennaSPSim
Roberto de LucenaSPSim
Rosane FerreiraPRSim
Sarney FilhoMASim
Total PV: 9   


CENIN - Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação

Arquivo do blog