Na área de exposição da Feira SemiáridoShow 2015 a coloração amarronzada do solo começa a ser sobreposta por tons variados de verde: são as variedades de mandioca, espécies forrageiras, agroenergéticas e florestais, feijão e milho, um total de quase 80 variedades destes cultivos em fase de crescimento e que devem estar no ponto de colheita à época de realização do evento, no período de 20 a 23 de outubro.
Elias Moura Reis, engenheiro agrônomo da Embrapa Semiárido, revela que, ao todo, serão 12 hectares cultivados com as variedades e todas tem como característica comum a adaptação às condições climáticas da região, pesquisadas para ter ciclo curto de produção. Isto, afirma Elias, diminui os riscos de perdas das plantas com a irregularidade das chuvas.
De cima do mirante com quatro metros de altura se pode observar a feira tomando a forma de exposição de alternativas para as/os agricultores/as conviverem com o Semiárido. Além dos cultivos, alguns plantados individualmente outros em forma de consórcios, demonstrações de apriscos, galinheiros, criação de animais apropriados ao clima, variadas tecnologias de captação e armazenamento da água da chuva e muito mais possibilidades serão expostas durante os quatro dias da Feira.
Para o técnico da Embrapa, o que não vai faltar nesta sexta edição da Feira SemiáridoShow são inovações tecnológicas para os sistemas de produção da região. Algumas delas são construções e equipamentos de baixo custo que podem ser muito eficientes na criação de galinha caipira e produção de hortas comunitárias com até 500 m2, que têm sido instalados em propriedades assistidas pelo Programa Brasil Sem Miséria (PBSM).
A Feira demonstra e torna acessível para o/a pequeno/a agricultor/a pesquisas e experiências sobre produção agropecuária no Semiárido, com tecnologias apropriadas, que dialogam com a realidade das famílias que vivem na região semiárida do Brasil, afirma Josemário Gonçalves, colaborador do Irpaa. Ele diz ainda que a participação deste público ao longo das edições da Feira impulsiona o aperfeiçoamento destas pesquisas e ações expostas no evento.
Na área, será abordada também a regularização fundiária das comunidades tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, assim como o manejo adequado da Caatinga e técnicos da Embrapa e do Irpaa estão concluindo, junto com o Ministério do Meio Ambiente, um sistema para aproveitamento de água salobra na criação de peixes e irrigação de espécie forrageira.
De acordo com Elias, até o início do evento tudo deverá está funcionando a contento e as/os visitantes poderão avaliar a adoção das variedades e dos sistemas de produção. Isso irá se somar a um conjunto de palestras, seminários, minicursos que poderão fornecer mais detalhes com relação às tecnologias.
Além destas demonstrações, as famílias também terão acesso a pesquisas desenvolvidas por 16 unidades da Embrapa, que irão demonstrar na prática os cultivos de variedades. A Feira SemiáridoShow acontece de 20 a 23 de outubro de 2015 deste ano, na Embrapa Produtos e Mercados, Petrolina (PE). A Feira é realizada pela Embrapa em parceria com o Irpaa. O evento será aberto ao público das 8h às 17h.
Texto e Foto: Ascom SemiáridoShow 2015