CADÊ O RIO QUE PASSAVA AQUI?


Terras que servem de especulação imobiliária na cidade é transformada em Loteamento com o nome de Condomínio Morada Real. Pela falta de fiscalização da Prefeitura e por abuso de poder, por ser do irmão do diretor do INEMA – Instituto de meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, o especulador imobiliário dá uma aula de como matar uma nascente urbana do Rio itapicuru Mirim, com a conivência da maior autoridade do Meio Ambiente da Bahia.
A nascente que tinha aqui com uma grande área alagada conforme vegetação característica ficou assim:
Antes

Depois

Veja no detalhe as duas árvores nas fotos, é a mesma imagem, antes e  depois. Para dar vazão a quantidade de água que corre neste rio que faz a drenagem de todas as águas que cai no morro que separa a Caeira da Vila Feliz passa por este loteamento e deságua no rio Itapicuru por esta galeria que o DER-BA há trinta anos na construção da rodovia dimensionou.

Galeria construída pelo DER-BA por baixo da rodovia

O especulador imobiliário reduziu o ria a esta manilha

Ao adquirir um terreno neste loteamento saiba que ele está sendo questionado no Ministério Público e como o proprietário tem usado o Diretor do INEMA, que é seu irmão, que deveria fiscalizar o empreendimento e não fez por ser da família. Temos a certeza que o Ministério Público se pronunciará a respeito do grave crime ambiental.

Não adquira terreno onde por baixo corre um rio reprimido por dreno. Zele pelo seu investimento. Cadê o rio? Cadê a APP – Área de Preservação Permanente? O especulador comeu! Saiba o que está por baixo de seu lote!

Rio drenado





2 comentários:

  1. No município de Jacobina, "meio ambiente", infelizmente é um termo desconhecido pela gestão pública. Enquanto eles não aprendem, a palavra de ordem é "destruição".

    ResponderExcluir
  2. Uma vergonha que merece ação civil pública (ACP) agravada ainda pela relação espúria entre o Diretor do INEMA (Instituto de Águas e Meio Ambiente da Bahia) que tem a prerrogativa de proteger e recuperar. Porém, como se trata de conluio com parentes a coisa descamba na destruição sem limites. Isso não pode ficar assim.
    Luiz Dourado

    ResponderExcluir

Arquivo do blog