Seca no Baixo São Francisco faz nível do rio baixar; Pessoas conseguem fazer a travessia do Velho Chico por bancos de areia

Cenário Triste.

A falta de chuva na região do Baixo São Francisco, está afetando a maior riqueza da região, o Rio São Francisco. Com a seca, o nível do rio desceu, fato que vem preocupando a população ribeirinha da região.

Foto - reprodução Facebook

O cenário é preocupante, a estiagem prolongada está fazendo surgir no Velho Chico, diversos bancos de areia, que crescem a cada dia. Nesta imagem que foi divulgada nas redes sociais, é possível ver que com o nível do rio baixo, muitas pessoas da região estão conseguindo realizar a travessia entre as cidades de Propriá (SE) e Porto Real do Colégio (AL), pelos bancos de areia.
Com a falta da chuva, a vazão do rio, controlada pela Chesf, que era de 1.300 m cúbicos por segundo, passará a ser de 1.100 m cúbicos por segundo. A redução do nível do rio, haverá redução também dos gastos com o funcionamento das termoelétricas. O Ibama já aprovou o projeto.
O período de cheia da região é entre os meses de dezembro a março, sem chuva, os prejuízos ambientais já começaram a dar sinal, a erosão nas margens do Velho Chico se torna evidente, a formação de bancos de areia é constante e a reprodução dos peixes está sendo reduzida.
O ribeirinho que vê aos poucos, mudanças profundas no Velho Chico, espera uma melhoria no cenário do sertão sergipano, e pedem ao santo São Francisco, que a chuva chegue no sertão, trazendo mais alegria e fartura a todos.

Da redação Itnet, Leonardo Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog