SERRA DO CURRAL corre RISCO DE DESMORONAR devido à MINA DE ÁGUAS CLARAS?

Hoje, dia 30, um dos assuntos da pauta da reunião da Unidade Regional Colegiada do Rio da Velhas é o licenciamento da Vale S/A no qual a empresa requereu autorização para intervenção ambiental em áreas da Mina de Águas Claras onde são necessárias medidas de estabilização e recuperação.

Imagem inline 1
Mina de Águas Claras


Segundo documento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (anexo), “ficou evidente que a instabilidade existente na área, gerando inclusive situações de risco, decorreu da não implementação das medidas de recuperação previstas em projetos apresentados pela empresa, inclusive no PAFEM, que encontra-se com execução em atraso. A implementação de ações pontuais tem se revelado inócua para contenção da ampliação do passivo ambiental existente”.

No dia 29/5/2013, o Estado de Minas publicou matéria “Parque recém inaugurado na Serra do Curral tem acesso restrito por risco de desmoronamento”, na qual é mencionada uma nota da Vale que informou “que está fazendo a recuperação ambiental da Mina de Águas Claras, como o local é conhecido, seguindo o plano de fechamento protocolado no órgão ambiental.”
Diante desta situação, nos perguntamos:

Que recuperação ambiental é esta que a Vale apresenta e que traz uma situação de risco à Serra do Curral – patrimônio e cartão postal – e aos belohorizontinos?  
Lembramos que, em 20/6/2007, a Revista Isto É Dinheiro publicou matéria na qual a Vale ia construir o Projeto Águas Claras, “um gigantesco complexo empresarial” que seria erguido em 1,9 milhão de metros quadrados, cuja “idéia surgiu com o esgotamento da Mina de Águas Claras [...] onde foram explorados cerca de 300 milhões de toneladas de minério de ferro entre 1973 e 2002”.

Nessa matéria estão duas falas do diretor-presidente da MBR na época, Wilfred Bruijn: “A mineração é um uso temporário do solo. Depois da atividade mineraria, a área deve ser recuperada e ter uma nova utilização” e “É um exemplo na recuperação e no reaproveitamento do solo que pode se tornar referência no setor”.
Referência no setor de recuperação e reaproveitamento do solo depois da atividade minerária?

Esta é a chamada “mineração sustentável”, com responsabilidade ambiental e social? 
E a Vale ainda diz que “O que é importante para Minas, é importante para a Vale”.
É PARA ESTA ATIVIDADE ECONÔMICA QUE NOSSOS GOVERNOS E POLÍTICOS QUEREM ENTREGAR TODAS AS NOSSAS SERRAS, CERRADO, ÁGUAS, GENTE E FUTURO?
Se recebermos mais informações a respeito desta situação com a serra do Curral, enviaremos novo comunicado.

MOVIMENTO PELAS SERRAS E ÁGUAS DE MINAS (MovSAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog