Compensação ambiental garante primeira UC de Sorocaba

IMG_9750
A cidade de Sorocaba ganhou este ano uma unidade de conservação (UC). O Parque da Biodiversidade foi inaugurado em junho. Agora, o local está ganhando a recuperação da mata nativa. O secretário estadual do Meio Ambiente, a secretária de Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara Carvalho, a chefe do departamento de Meio Ambiente da Toyota, Saori Yano, e o assessor de relações governamentais da Toyota, Thiago Sugahara, visitaram o local nesta sexta-feira, 26 de julho.
O Parque da Biodiversidade propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na zona norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico. O Parque ainda garantirá a preservação de uma vegetação predominantemente de Cerrado e de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas. 
O Parque da Biodiversidade contará com uma área para estacionamento, espaço multiúso, quiosque e portaria. O espaço multiúso será utilizado como uma área de educação e recepção para visitantes. Já o quiosque será utilizado em atividades pedagógicas. Todos esses espaços possuem total acessibilidade. 
Além da acessibilidade, com piso tátil e banheiros adaptados, o projeto também possui características sustentáveis: iluminação led fotovoltaica para captação de energia solar, madeira certificada, core e material utilizado no telhado do salão multiúso com capacidade térmica e, futuramente, um sistema de captação de água. 
O investimento é de aproximadamente R$ 5 milhões. Os recursos são da Câmara de Compensação Ambiental, repassados pelo Governo do Estado de São Paulo à Prefeitura. O valor é originário da empresa automobilística Toyota, como compensação ambiental pela implantação do complexo industrial de Sorocaba.
“O Parque tem como principal função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba”, afirmou o secretário Bruno Covas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog