Dia da Consciência Negra em Jacobina







O dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. A data foi escolhida pelo Movimento Negro em contraposição ao dia 13 de maio (dia da suposta abolição da escravatura) e é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que faleceu neste dia a 344 anos. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares - que é considerado o maior foco de resistência negra à escravidão no Brasil. Mais de três séculos após a sua morte, constata-se que o racismo não deixou de existir, ou de  manifestar-se cruelmente. Na verdade, a opressão contra a cor somente modernizou-se, assim como a sociedade da opressão modernizou suas formas de dominação durante muitos e muitos anos.
As diversas organizações ligadas à questão racial têm esta data como um ponto de convergência para manifestações e reflexões sobre suas formas de luta e atuação por uma sociedade que saiba respeitar, contemplar e congregar as diferenças. Podem ser tomadas como exemplo a adoção - em meio a muitas discussões ainda em vigência - das Ações Afirmativas - cotas para negr@s, que já estão em vigor em universidades como a UERJ, UnB, UFAL e UNEB e a lei que obriga o ensino da história africana e afro brasileira nas escolas.
Manifestações, atos e passeatas foram organizados em todas as regiões do país. Na cidade de Salvador o presidente Lula assinou a “regularização fundiária” de várias comunidades remanescentes de quilombolas.
Aqui em Jacobina o CODEP – Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região do Piemonte da Diamantina organizou as manifestações do dia 20 de novembro (dia da consciência negra).
Um dos pontos que nos chamou mais atenção foi constatar a escravidão que ainda vive grande parte da imprensa escrita local. Principalmente os bloguistas de plantão (apesar de que alguns que assinam a propriedade destes blogs serem de cor “parda” como se intitulam e como se o pardo não fosse um descendente de negro ou afro descendente; tirando fotos dos passeios onde comodamente assistiam a caminhada negra passar).
Mas até hoje, dia 22 às 10h14m  apenas os sites www.jacobinanoticia.com.br   www.blitztotal.com.br tiveram  a independência de publicar a manchete do evento. Será que os blogs que dizem ser os mais acessados, sabem que, ainda por ignorar, muitos afros descendentes acessam esses espaços? Por ser e ter esta cidade um grande número destes?
Também faço uma ressalva à imprensa falada, que segundo comentários que ouvi, um radialista fez bons comentários pela emissora que trabalha e como a maioria dos programas jornalísticos em rádio de nossa cidade na segunda feira é que fazem os comentários do que aconteceu no final da semana deverão trazer esta pauta libertadora, que é a consciência negra celebrada na última sexta feira em nossa cidade, onde as entidades que fazem o movimento social jacobinense, trouxeram à Praça Castro Alves, que é do “povo”, várias manifestações populares ensinadas pelo nosso líder maior, Mestre Zumbi dos Palmares.
Encerrando a minha manifestação tenho certeza que neste exato momento que escrevo este texto (domingo dia 22, às 10h28m), os blogs da cidade devem estar em tempo real, transmitindo mais uma caminhada elitista que sempre nos escravizou e continua escravizando. Logo teremos um grande painel de fotos dos “capitalistas” da nossa terra (incluindo este tipo de mídia). Quem sabe se os afros descendentes que participaram da caminhada pelo dia da consciência negra encontrassem e tivessem acesso a um Infocentro em “funcionamento” pudessem ler este texto pela Internet?
Almacks Luiz Silva
Socioambientalista – MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores                           

Um comentário:

  1. Parece que o conceito de cultura precisa ser mudado na sociedade local.O que fizeram os colegios e os meus colegas professores sobre esse dia? Tenho certeza de que os colegas fizeram algo nesse sentido, pois nao adianta ficar incutindo no aluno a ideia de Brasil mulato, fingindo que a escravidão acabou em 13 de maio de 1988. a elitizacao está aí, bem viva, pungente, cooptando e corrompendo a sociedade.
    Pedro de Alencar
    Pilão Arcado - Bahia

    ResponderExcluir

Arquivo do blog