Uma delegação dos povos indígenas da região Nordeste do Brasil viajará a Europa para denunciar as violências e as violações de seus direitos decorrentes do projeto da Transposição do rio São Francisco. A delegação indígena estará na Itália, na Suíça, na Bélgica e na França, entre o dia 24 de janeiro e 6 de fevereiro de 2010.
O projeto da Transposição das águas do rio São Francisco tem um impacto socioambiental devastador sobre 33 povos indígenas da região e sobre inúmeras comunidades quilombolas, tradicionais e ribeirinhas. Contrário à Constituição Brasileira, e a tratados internacionais como a convenção 169 da OIT e a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas da ONU, estas comunidades não foram informadas, consultadas ou ouvidas acerca do empreendimento.
A delegação indígena apresentará as denúncias junto aos órgãos internacionais em defesa dos direitos humanos, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Internacional de Trabalho (OIT), os governos europeus, o Parlamento Europeu e sociedade civil européia.
O objetivo da viagem é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que julgue as ações pendentes, referentes à Transposição, que denunciam as inúmeras irregularidades do projeto e que inclusive questionam se a obra esteja de acordo com a Constituição Federal. Até julgar estas ações, o STF deve mandar parar as obras imediatamente.
Para alcançar este objetivo, a delegação terá audiências com representantes da ONU - particularmente com os relatores especiais de direitos humanos -, da Organização Internacional de Trabalho (OIT) e do Parlamento Européia e entidades da sociedade civil e com a imprensa européia.
Fonte: CIMI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(123)
-
▼
janeiro
(9)
- ‘Denúncia: Biosangue’, o fracasso do biodiesel no ...
- Chuva não castiga ninguém
- povos indígenas e Transposição
- Petrobras vai usar gás que será extraído do aterro...
- Polêmica Nizan Guanaes: jornalista de Salvador opina
- Energia nuclear é uma boa solução para o Brasil (N...
- José Truda Palazzo Jr. é jardineiro e indignado
- 2009: um ano com gosto de café requentado! artigo ...
- O projeto econômico de Lula e Serra é o mesmo. Ent...
-
▼
janeiro
(9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário