Pilar - Jaguarari-BA
O ano de 2013 será bem melhor do que o de 2012 para os mais de 16 mil habitantes de Andorinha, município a 430 km de Salvador, da região de Senhor do Bonfim. Isso é o que prevê a aposentada Dona Dolores (foto), 65 anos, moradora da Rua João Enfermeiro, dois meses após a conclusão do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Pilar – Andorinha. Desde o colapso da Barragem Andorinha II, em janeiro de 2012, os moradores estavam sendo abastecidos por carros-pipa. "A água só chegava na torneira de 15 em 15 dias em minha casa, mas hoje, graças a Deus, a gente recebe água diariamente", conta a aposentada.
A obra realizada de forma emergencial, por meio de um convênio firmado entre a Embasa e a empresa Mineração Caraíba, representou um investimento da ordem de R$ 5,6 milhões. A empresa de águas assentou uma adutora com extensão total de 68 km de forma a interligá-la a uma adutora mantida pela mineradora no distrito de Pilar, no município de Jaguarari. Graças a esta ação, a água do Rio São Francisco chegou à população de Andorinha. Dois conjuntos motor-bomba instalados na Estação Elevatória de Santa Rosa (Jaguarari) estão garantindo uma oferta de água de aproximadamente 20 litros por segundo.
De acordo com o gerente da Unidade Regional da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, a conclusão da obra ameniza a falta de água no município, trazendo mais alívio aos moradores. "Mesmo realizada de forma emergencial, esta obra permitiu maior satisfação e conforto para a população andorinhense. Em breve, o município terá o reforço da obra do SIAA Ponto Novo - Senhor do Bonfim, garantindo ainda mais a continuidade no fornecimento de água", diz o gestor.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Embasa/ Portal Tratamento de Água
Nenhum comentário:
Postar um comentário