Juventude atingida se organiza no Vale do São Francisco


Publicado em qui, 06/12/2012 - 13:17
Cerca de 50 jovens atingidos por barragens na região do Vale do São Francisco PE/BA estiveram reunidos entre os dias 01 e 02 de dezembro em três municípios da região (Curaçá-BA, Orocó-PE  e Santa Maria da Boa Vista-PE)  discutindo o papel da juventude frente aos desafios dos atingidos por barragens no Brasil.
Nos encontros foram realizadas discursões sobre a questão energética no Brasil, as tentativas de privatização da água na região e no país, a organização dos grupos de base para o fortalecimento da organização dos atingidos, e a preparação para o Encontro Nacional do MAB, que acontecerá em 2013 em Brasília.
Para Ismanoella Alves, de 16 ano,s a juventude tem uma disposição e uma força de vontade que precisa ser somada ao conhecimento. "O processo de formação política que o MAB faz com a juventude nos possibilita ver a realidade com outros olhos, e assim vemos que existem muitas injustiças em nosso país e no mundo, e que a juventude é importante para a transformação social desta realidade"
Estes jovens participam da turma regional de militantes com formação política do MAB - Turma Antônio Conselheiro, que vem cumprindo um papel importante na organização dos atingidos na região, desde a organização e formação nos grupos de base, trabalho com as mulheres atingidas, na luta contra as barragens e pelos direitos dos atingidos.
“O processo de organização e formação com a juventude é importantíssimo, pois a juventude tem um papel fundamental na organização dos atingidos e em qual quer outra organização social. A juventude com disponibilidade e consciência política, qualifica politicamente a organização e direciona para o avanço na organização e formação de novos sujeitos, com uma nova consciência e com uma prática social diferente, sendo esta nova geração os responsáveis pela continuidade desta organização jovem e bonita que é o MAB. Por isso temos que investir na formação com a juventude, na realização de encontros locais, regionais e nacional de jovens, pois são espaços de muita energia, de explosão de culturas e de conhecimentos que propiciam a troca de experiências, a ampliação e qualificação das pautas da juventude e assim o fortalecimento da organização”, ressaltou Marta Rodrigues, da coordenação regional do MAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog