INEMA CONTINUA COM A PRÁTICA do "ctrl C"

Bacia do Itapicuru - Ponte do Jorro (Foto Almacks Luiz)

O INEMA talvez para justificar a ANA - Agência Nacional das Águas e a sociedade, deflagou o processo de RENOVAÇÃO dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Itapicuru, que tem como seus principais rios o Itapicuru Açu, que nasce na divisa de Pindobaçu/Mirangaba e o Itapicuru Mirim que tem suas principais nascentes nos municípios de Jacobina, Miguel Calmon e Mirangaba.

O Órgão gestor das águas da Bahia lançou o processo eleitoral em pleno período que o Estado está em regime de CONTINGÊNCIA (caixa fechado), praticamente não fez nenhuma publicidade para mobilização e com isso menos de 15 entidades da sociedade civil se inscreveram para o processo de renovação do Comitê do Itapicuru, tudo isso faz parte do jogo político/econômico para que os grandes grupos da mineração e da irrigação tenham maioria e façam o que bem entender com águas que banham 53 cidades da Bahia. 

Enquanto a sociedade civil em pequeno número e principalmente o pequeno usuário faz parte do processo eleitoral, os grandes grupos como: Yamana Gold, que tem tem três Plantas na Bacia: Jacobina, Santa Luz e Barrocas; FERBASA, Distrito de Irrigação de Ponto Novo (leia-se Sítio Barreiras), Ponto Novo Fruticultura Ltda e Irmãos Pelegrini.

O governo do estado, através do INEMA releva tanto o problema que ao publicar em sítio http://www.inema.ba.gov.br/wp-content/uploads/2013/12/Lista-Preliminar-de-Habilitados-e-Inabilitados-para-participar-da-Plen%C3%A1ria-Eleitoral-de-Renova%C3%A7%C3%A3o-do-CBH-do-Rio-Itapicuru.pdf a 1ª lista dos habilitados, usa a lista o cabeçalho da lista de divulgação do Comitê Verde e Jacaré.

Como tem funcionários deste Órgão que lê os meus escritos tenho certeza de que vão fazer a correção, mas para não me chamarem de mentiroso após a correção no sítio, eis a prova:


Um comentário:

  1. Almacks, você uma vez mais, foi direto no alvo. Parabéns pela sua vigilância e conhecimento das Leis. Para publicizar o sorteio dos jogos da copa , gasta-se alguns milhões para fechar a costa do Sauípe.

    A verdade é que este governo consegue ser pior do que o dos remanescentes da ditadura, pois estes, na época da formação das COMUAs, mobilizavam a sociedade sem nenhuma restrição de gastos, lembro que até um grupo de teatro de Bonfim (Nós nas Tripas) foi contratado para atuar em todas as cidades do entorno do lago de Ponto Novo, além dos spots nas radios locais. E quem reclamava da SRH hoje tem saudade de Maria Gravina e de sua auxiliar Golde.

    A verdade é que o INEMA está fazendo de tudo para desacreditar e desmobilizar os comitês ante a sociedade. Começando por estipular valores ridiculamente baixos para os PDRH, e terminando por não ressaricr despesas de viagem de membros de comitês, os quais pleiteiam há dois anos, o ressarcimento de passagens para reuniões ordinarias, inclusive nas ouvidorias que fazem de conta que não ouvem.

    Apresento juntamente meu pleito para que o MP se manifeste.

    Paulo Fernandes
    Membro (por enquanto) do CBHI

    ResponderExcluir

Arquivo do blog