Produção do oeste baiano deve crescer mais de 40%


Fernanda Pressinott

A safra de grãos e de algodão na região oeste baiano, a principal do Estado e da região de Cerrado conhecida como "Mapitoba", localizada na confluência entre os Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, deverá alcançar 8,7 milhões de toneladas nesta safra


A safra de grãos e de algodão na região oeste baiano, a principal do Estado e da região de Cerrado conhecida como "Mapitoba" - localizada na confluência entre os Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia - deverá alcançar 8,7 milhões de toneladas nesta safra 2013/14, de acordo com projeção divulgadas na sexta-feira pela Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba) em conjunto com entidades e empresas do setor. Se confirmada, a colheita será 41% superior à registrada em 2012/13.

Apesar de a safra de soja ter começado a ser semeada com atraso, em consequência de uma estiagem, o plantio da cultura atingiu no oeste da Bahia cobriu até a semana passada 98% da área total estimada em 1,31 milhão de hectares - 4,4% superior a da temporada passada. A produção da oleaginosa deverá alcançar 4,4 milhões de toneladas.

O plantio de milho já foi encerrado, com uma ampliação de área de 6,9%, para 265 mil hectares. A colheita do grão tem potencial para alcançar 2,59 milhões de toneladas. Já a área destinada ao algodão deverá crescer 20,3% com os preços mais remuneradores da cultura. Assim, a produção da fibra no oeste baiano poderá chegar 1,234 milhão de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog