PLENÁRIA DA CCR SUB-MÉDIO SÃO FRANCISCO EM MORRO DO CHAPÉU

Clique na foto e veja álbum do evento

No dia 29 de julho de 2010 aconteceu a Reunião da CCR (CÂMARA CONSULTIVA REGIONAL) do Sub-médio São Francisco na belíssima cidade turística de Morro do Chapéu-BA, que fica a 395 Km de Salvador-BA, que é uma das cidades que faz parte desta região fisiográfica.
Primeiramente habitada pelos índios Paiaiás, no início do século XVI, Morro do Chapéu ganhou esse nome devido ao Morrão de mais de 1.200m em forma de chapéu, que reina absoluto nos ares.
A sua história remonta ao coronelismo e ao ciclo do diamante na Bahia. Envolta por uma infinidade de cachoeiras, com destaques para a do Ferro Doido, com seus 118m de queda d’água (acesse álbum no início da matéria) -, grandes paredões, desfiladeiros e grutas, a paisagem de Morro do Chapéu encanta pela diversidade de belezas naturais.
O Coordenador da CCR, Dr. Antônio Valadares, prefeito da cidade de Afogados da Ingazeira-PE, que também é uma das cidades da região fisiográfica do Sub-médio São Francisco, ficou encantado com a cidade e com a atenção e a participação do povo Morrense para a Pauta da Reunião.
a)   Cobrança na Bacia do São Francisco
b)   Agência de Bacia
c)   Plano de Bacia do CBHS – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre (que nasce na cidade).
O Prefeito Cleová através do Secretário de Meio Ambiente, Sr. Bartolomeu deram todo apoio para que o CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizasse a Plenária na cidade.
        As atividades do dia iniciaram logo as 07:00 hs com uma entrevista com o jornalista Leo Ricardo da Rádio Diamantina FM que entrevistou o Dr. Antônio Valadares e o seu colega de Comitê e Coordenador da CCR do Alto São Francisco o Dr. Geraldo Santos que é diretor do IGAM – Instituto de Gestão das Águas Mineiras.
        A organização, mobilização e divulgação da Plenária ficaram a cargo do Comitê do Rio Salitre que teve total apoio da Prefeitura Municipal do Morro do Chapéu.
        Várias entidades e pessoas compareceram a Plenária, a promotora Pública da Cidade Dra. Edna Márcia Souza Barreto de Oliveira, Hélio de Souza Pedroza Júnior, representante do Governo do Estado do Pernambuco, representante da COMPESA, representante do Escritório regional da EBADA de Morro do Chapéu, representantes da SFC do Escritório de Morro do Chapéu, representante do prefeito de Várzea Nova, o sub-secretário de Meio Ambiente da Bahia Sr. Cleber Paulistano, representante do INGÁ – Instituto de Gestão das Águas e Clima Sr. Alex Lima, professores e um seleto público de ambientalistas da cidade.
Pauta da Plenária foi realiza com a fala do Dr. Geraldo Santos, Coordenadorda CCR do Alto e de Ângela Damasceno que é da UFC Engenharia Ltda., empresa vencedora do edital de licitação para elaboração do Plano de Bacia do Salitre.
Diferentemente do que aconteceu em 2009 na realização da Plenária desta CCR na cidade de Ourolândia, onde os órgãos ambientais da Bahia não compareceram, nesta marcaram presença, talvez, por ser ano de eleição do Comitê que acontece no dia 20 de agosto na cidade de São Roque-MG, município onde nasce o Velho Chico.
Uma das maiores frustrações da diretoria do Comitê do Salitre é não consegui com o Órgão Gestor do Estado, custeio para que os membros dos Comitês do Salitre e do Entorno do Lago de Sobradinho que são os dois Comitês de rios afluentes do sub-médio São Francisco participassem destas reuniões.
Quem sabe se não vai ser uma das promessas dos candidatos a cargos da Diretoria em São Roque a garantia de que os membros dos Comitês de rios afluentes da Bahia passarão a participar das Plenárias do São Francisco, pelo menos as reuniões da CCR?
Com a palavra a SEMA – Secretaria de Meio Ambiente da Bahia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog