Dez anos do Comitê de Bacia do São Francisco

Foto de Almacks Luiz Silva

VÍDEO DO EVENTO

Ainda continua válida a citação feita por Jesus quando queriam dilapidar a mulher adúltera. Ele fala pra multidão: "aquele que estiver sem pecado, que atire a primeira pedra". Conta os narradores que de imediato  as pessoas que tinham mais posses, que tinham o poder na mão, os que tinham uma idade mais elevada e consequentemente tiveram condições de "pecar mais" foram as que primeiro saíram.

Bem, assim aconteceu na abertura da PLENÁRIA dos 10 anos do CBH São Francisco. A Plenária teve a sua abertura no dia 07 e teve continuidade até o dia 10 com uma VISITA TÉCNICA à Barragem de Sobradinho. Más, voltando às palavras de Jesus, quem correu primeiro com o susto da QUEBRA DOS POTES com a lama do rio Salitre, foi o nosso Secretário de Meio Ambiente Dr. Eugênio Spengller, que só retornou ao auditório após todos os participantes da mesa ocuparem os seus lugares (foto). Será que o Dr. Eugênio achava que os Salitreiros iam jogar a lama do rio Salitre nos seus pés? Fique calmo Dr. Eugênio, tem um provérbio aqui no Salitre que nós somos passarinhos e você e seu governo são passarão, e com certeza já temos 05 anos sem nenhuma ação efetiva de revitalização em nossa Bacia, e faltam apenas 03 anos e alguns meses para vocês passarem e continuarmos a nossa luta pelo Salitre.

Na PLENÁRIA o Ministério da Integração, juntamente com o Estado da Bahia, assinaram um convênio no valor de 32 milhões de reais pela rubrica da Revitalização, para ser aplicado na Bacia do São Francisco. Você conhece algum plano da SEMA para o Salitre?

Várias notas em blogs e jornais de Petrolina-PE e Juazeiro-BA ocuparam seus espaços para falar da Plenária e das Reivindicações dos Salitreiros.

O negócio foi tão sério que no dia 08, dia seguinte a manifestação dos Salitreiros, povos da selva dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Minas tiveram que dançar o TORÉ para fazer uma limpeza no ambiente. Você vai ver no vídeo.










4 comentários:

  1. Caros amigos , sofredores do salitre este Eugênio é uma vergonha para a bahia ele não é digno de tocar na lama do rio salitre, pois se isto estivesse acontecido estarimos preste a ter uma epidêmia da destruição "Eugênio Sr da destruição " só o que resta a fazer é dançar o TORÉ para fazer uma limpeza no ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Quando o governo da Bahia tomará providências?
    Vai esperar que mais vidas sejam ceifadas?
    Será que a nossa velha Bahia não tem ninguém capacitado para assumir a Secretaria de Meio Ambiente? Sabemos que o sulista que está na pasta do meio ambiente nada mais é que cupincha do grande capital. O salitre sofre degradação desde sua nascente até a foz e nada foi feito para impedir, ao contrário o governo da Bahia, incentiva a destruição à exemplo o Parque Estadual de Morro do Chapéu, que com a
    conivência deste governo estão os aproveitadores de plantão legalizando a grilhagem de terras devolutas pertencentes ao Estado da Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Como é que pode , pessoas deste tipo como secretário de Meioambiente e o povo não se toca do tipo de politica que ainda se pratica no Brasil. Vejam bem; para uma pessoa da sociedadeCívil participar de uma reunião de Comitê de Bacia ou outro colegiado ligado a está secretaria é a maior dificuldade p/ si ressarcir transporte e allimentação, tudo leva a crêr que é para inviabilizar a participação e tudo continuar no ritmo da destruição.

    ResponderExcluir
  4. COMO VOCÊ JÁ SE MOSTROU UM VERDADEIRO AMANTE DA ARTE, QUERO LHE INFORMAR E PEDIR QUE DIVULGUE A INFORMAÇÃO SOBRE O POETA DA LITERATURA DE CORDEL ( JOÃO BOSCO )..POETA DA CIDADE DE CAMPOS -SALES- CEARA.
    FOI FEITO UM FILME EM 2010 SOBRE ESTE POETA QUE RESIDE EM JACOBINA-BA, É UM VIDEO SIMPLES, UM CURTA METRAGEM QUE ESTA SENDO DESTAQUE NO CANAL ( SITE ) DO SESCTV...O SESC, TEM PARCERIA COM A TV CULTURA E EDUCATIVA, ALÉM DE TER A TV SESC....ELES TAMBÉM TEM UM SITE QUE CRITERIOSAMENTE SELECIONA CURTAS METRAGENS EM SUA PÁGINA, ESSES FILME FICAM SOB DOMINIO PUBLICO PELO GOVERNO E O FILME " BOSCO O FILHO DO CORDEL" FOI SELECIONADO E PRECISA DO APOIO DOS SEUS CONTERRÂNIOS DE CAMPOS SALES.
    ACESSEM O CANAL
    http://www.curtadoc.tv/curta/index.php?id=1035

    ASSISTAM AO CURTA QUE ESTA SENDO DESTAQUE NO BRASIL, UM CURTA SIMPLES, MAS FEITO COM BOA VONTADE, O CINEASTA PAULO MASCARENHAS DE JACOBINA-BA, ESTA LEVANDO O ARTISTA DE CAMPOS SALES A SER RECONHECIDO NACIONALMENTE ATRAVÉS DESTE SITE, O CURTADOC; http://www.curtadoc.tv/curta/index.php?id=1035.
    AGRADEÇO O APOIO
    LUCILENE GONÇALVES
    HISTORIADORA DO CENTRO DE PESQUISAS DOS ARTISTAS NRDESTINO

    ResponderExcluir

Arquivo do blog