V CAMINHADA ECOLÓGICA À GROTA DO BRITO


Clique no link e baixe as fotos do álbum
https://picasaweb.google.com/107972702757591732325/CaminhadaEcooligicaDaGrotaDoBrito2011

Ontem, dia 11 de dezembro de 2011 a Atabaque – Associação Afro-Brasileira Quilombo Erê e a Associação da Grota do Brito, que tiveram o apoio da EBDA -  Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola realizaram a V Caminhada Ecológica à Grota do Brito.

Antes da saída da Caminhada, os membros das duas Associações e os participantes plantaram uma árvore no passeio em frente à sede e lerem trechos da Bíblia que falam sobre natureza, com este ponta pé inicial a caminhada saiu em direção a Grota do Brito.

No percurso pessoas cantavam, paravam para tirar fotos e a primeira parada foi no local conhecido como chácara, que foi usada para um descanso, beber água e algumas reflexões sobre o meio ambiente.
Saído da chácara descansados os participantes venceram com facilidade a ladeira do sabão e chegaram a Casa de Farinha que é o local de encontro da Associação da Grato do Brito que para esta Caminhada decorou toda a área com temas afros além de ornamentar uma lida e farta mesa com frutas, caldo de cana e especialmente com o abacaxi da Grota.

Após a merenda na Casa de Farinha um grupo permaneceu no local e outro se dirigiu a Cachoeira do Brito que recebeu talvez o maior número de pessoas de uma só vez. A Caminhada Ecológica à Grota do Brito é a única caminhada ecológica de Jacobina.

Parabéns ao quilombo urbano Quilombo Erê pela idealização e manutenção da Caminhada ecológica que é um passeio feito na natureza e com a natureza sem agredir, devastar, degradar, impactar ou destruir a mesma. Baseado nesse princípio, o termo "caminhada ecológica", "passeio ecológico" referem-se a caminhadas, passeios feitos pelos seres humanos em locais de atrativos naturais, apreciando suas belezas naturais, sem levar nada dela a não ser fotos, saudades e seus lixos, sem agredir, devastar, degradar, impactar ou destruir qualquer de suas formas (solo, fauna, flora, atmosfera, recursos hídricos, geomorfologia, etc), e pelo contrário contribuindo ainda para a conservação da mesma mostrando e ensinando aos que não sabem, que não se deve arrancar galhos, folhas, plantas, maltratar os bichos, sujar os recursos hídricos, nem andar fora das trilhas demarcadas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog