Irecê Repórter: Barragem em crise faz governo cortar abastecimento de água para irrigantes


Estudantes protestaram com cartazes - Foto Pascoal Ferreira


A partir do dia 1º de março, o abastecimento de água para os irrigantes da região de Mirorós será  reduzida em 50%. Caso o nível de água na Barragem Manoel Novaes (Barragem de Mirorós), continuar com o nível drástico de água, após 15 dias, a redução no fornecimento será de 25%. Se não chover até o final de março, o recurso hídrico para o perímetro irrigado de Mirorós será cortada em 100%.
A medida acima foi tomada na segunda-feira (27), em Salvador, durante reunião entre o governador Jaques Wagner, representantes da ANA (Agência Nacional das Águas), Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), e outros órgãos ambientais. Também participou da reunião o secretário estadual de Relações Públicas, Rui Costa.
A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (28), em Mirorós. Cerca de 500 pessoas, entre lideranças políticas, empresários, ribeirinhos, representantes de órgãos ambientais, segmentos sociais, estudantes e professores, acompanharam a reunião. Diversas pessoas se manifestaram indignadas com a decisão de cortar a água para os irrigantes, justificando que essa medida prejudicará diretamente a economia local e regional, com perdas de produção e demissões de trabalhadores.
O prefeito de Irecê e presidente da União das Prefeituras do Platô da Região de Irecê (Unippi), José Carlos Dourado das Virgens (PT), disse que os municípios do território já decretaram situação de emergência em virtude da crise da barragem. No encontro desta terça-feira, o prefeito ressaltou que a região enfrenta o maior conflito da sua história no campo abastecimento de água, mas acredita que haverá uma saída. “Sabemos que não é o fim dos tempos, mas alguém vai ter que pagar por esse erro, vai ter que reparar os danos. Vamos lutar pela construção da Adutora do Feijão para que nossa população não fique sem água”, disse. (Pascoal Ferreira)


Codevasf ameaça cortar fornecimento de água em microrregião



A Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), órgão responsável pelo planejamento e execução da transposição do Rio São Francisco, deve anunciar cortes no fornecimento de água para pequenos e médios produtores rurais do interior baiano. De acordo com a jornalista Joana Horta, autora da denúncia apresentada à ouvidoria da Codevasf, o corte será em Mirorós – situado na microrregião de Irecê, na Bahia. A justificativa é a falta de chuva na localidade. Com capacidade para acumular 158 milhões de metros cúbicos, além de fornecer água para o Projeto de Irrigação de Mirorós, com aproximadamente 1,2 mil hectares plantados, a barragem fornece água pela Adutora do Feijão, com mais de 250 quilômetros de extensão, a várias sedes municipais, em uma centena de localidades, para atender a uma população de mais de 250 mil habitantes. Mirorós produz atualmente banana de alta qualidade, distribuída para diversos estados do Brasil. No entanto, a falta de abastecimento pode destruir a principal atividade econômica local: a agricultura. Em contato com o Bahia Notícias, a Codevasf informou que realiza diversas reuniões para discutir a ação e que, por enquanto, não iria se manifestar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog