Fábrica de água mineral da Coca-Cola será instalada no município de Alagoianhas


Enquanto o Secretário de Industria, Comércio e Mineração juntamente com o deputado estadual e ex-prefeito de Alagoinhas, Joseildo enxergam o LENÇOL FREÁTICO DE SÃO SEBASTIÃO como negócio, no mesmo contexto que o pessoal do "Carlismo" enxergavam quando trouxeram o Polo Petroquímico de Camaçari e todas as industrias cervejeiras para a região de Feira de Santana, Alagoinhas, Dias Dávila e etc o governo atual tem a mesma visão, exporta a melhor água mineral da Bahia através dos manufaturados pelo POLO e pelas cervejarias e o soteropolitano bebe água de outra Bacia, que é a do Paraguaçu que hoje já sofre com situação de escassez em algum ponto. Recebe a bomba do veneno do Polo de Irrigação de Mucugê, do plantio de abacaxi na região de Itaberaba e um pouquinho do veneno da agricultura fumageira na região onde se encontra a Barragem de Pedra do Cavalo que abastece as duas maiores cidades da Bahia, Feira de Santana e Salvador. Sem contar que o governo da Bahia concedeu a PCH - Pequena Central Hidrelétrica de Pedra do Cavalo a Votorantim para ter energia mais barata e acumularem mais as custas da bacia do Paraguaçu.

Inicialmente eu era contra a COBRANÇA pele uso água conforme estabelece a Lei Federal Nº 9.433/97. Por que o governo da Bahia não adere a COBRANÇA pelo uso da água? Assim procedendo abre mão para que a multinacional COCA -COLA venha literalmente explorar as águas minerais do Lençol Freático de São Sebastião. Se a Bahia já estivesse implantado a COBRANÇA pelo uso da água e você conterrâneo fizesse a pergunta, quantos M3 de água a FORD gasta para produzir um veículo? Quantos M3 de água a BRASKEM  usa em suas diversas fórmulas exportadas para o mundo todo? Quantos M3 de água vão usarem os chineses que vão instalar fábricas automotivas na Bahia?


Na Europa a DIRETIVA QUADRO têm todos estes dados a longo prazo (mínimo 20 anos). A EMABSA já vem passando por situações difíceis quanto o abastecimento de água no período de verão em Salvador e região metropolitana, a transposição de águas da bacia do Paraguassu para a bacia do Litoral Norte  entrou na fase máxima de sua capacidade. Se exportamos toda água da Lençol freático de São Sebastião teremos água na bacia do Paraguaçu para atender a demanda de Feira de Santana, Salvador e região metropolitana?
Pelo menos cobrando a quem mais usa, se tivéssemos gestão poderíamos em parte resolver a situação da escassez e conflito pelo água na Bacia do Salitre e agora agravada na bacia do Verde e Jacaré.

LEIAM A MATÉRIA NO SAMUEL CELESTINO:

Quarta, 28 de Março de 2012 - 00:00

por Fernanda Aragão

Alagoinhas: Fábrica de água mineral da Coca-Cola será instalada no município
Foto: Rogério Rocha
Uma fábrica de água mineral do grupo Coca-Cola será instalada no município de Alagoinhas, no nordeste da Bahia, segundo garantiu o secretário de Indústria, Comércio e Mineração (SICM), James Correa, ao deputado Joseildo Ramos (PT), em reunião realizada na segunda-feira (26). No dia 11 de abril, será assinado o protocolo de intenções entre o governo estadual e a fábrica “Norsa”. “ A intenção da empresa era se instalar em Camaçari, mas consideramos as ponderações de Joseildo e a empresa optou por Alagoinhas”, disse o secretário. A chegada do empreendimento consolida o município como pólo de produção de bebidas do Nordeste. Segundo o deputado, além desta fábrica da Coca-Cola, “outra grande empresa do ramo já definiu sua instalação na cidade”. Há rumores de que seja uma cervejaria. A expectativa é de que as duas empresas gerem milhares de empregos diretos e indiretos na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog