REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DA BACIA DO SALITRE

Clique na foto e acesse o meu trabalho fotográfico retratando o nosso povo

Dados Históricos do Salitre

Os primeiros missionários chegaram ao sertão das Jacobinas, em 1655, encontrando na época mais de oitenta aldeias formadas por várias tribos, os sapoiás, os paiaiás, os secaquerinhens, etc.

Em 1675, após um levante de indígenas na região do Rio Salitre, quando foram assassinados feitores e vaqueiros e dizimada grande parte do rebanho de gado, o governador Afonso Furtado de Mendonça encarrega Francisco Dias d’Ávila II de organizar uma expedição punitiva contra os 800 índios rebelados. A Campanha do Salitre foi um dos episódios mais sangrentos da nossa história. Mesmo cruzando o São Francisco em direção a Pernambuco e Piauí, os índios foram sitiados, sendo os homens executados e as mulheres e crianças escravizadas (AZEVEDO, Paulo Ormindo de. Inventário de Proteção do Acervo Cultura da Bahia.)

Antiga Freguesia Velha de Santo Antônio do Sertão de Jacobina, seu nome barroco lembra o período seiscentista. Foi a primeira povoação que surgiu em todo o Norte da Bahia. No ano de 1682, foi o arraial elevado à categoria de Freguesia pelo Arcebispo da Bahia, D. Gaspar Barata Mendonça.

Jacobinas eram chamadas na Bahia, as terras de vegetação baixa e espinhosa que formavam o sertão. Era habitada pelos índios sapoiás, paiaiás, tocós, secaquerinhens, todos pertencentes ao grupo dos Quirirís, formado a grande nação dos Tapuias.

Os primeiros portugueses que chegaram as Jacobina, foram os bandeirantes. Dentre eles destacam-se: Belchior Dias Moréia, o descobridor da lendária mina de prata e seu filho Robério Dias, o senhor da Casa da Torre Francisco Dias Garcia D’Ávila e seu irmão o padre Antônio Pereira, fundador da sesmaria onde estavam incluídas as terras da freguesia Velha de Santo Antônio da Jacobina; os irmãos Manoel e João Calhelha e Lourenço de Matos, descobridores das Jacobinas que passaram a morar na povoação da Freguesia Velha “onde aqui viveram e morreram”; Bento Surrel, descobridor das minas de salitre e de sal no vale do Rio Salitre.

Ainda no século XVII, Antonio Guedes de Brito, fundador da Casa da Ponte, com o pomposo título e Mestre de Campo e Regente do São Francisco, foi encarregado pela Coroa de “pacificar” a região, eliminando focos de resistência indígena, quilombos e por este serviço recebe, em recompensa, praticamente toda a margem direita do São Francisco. (AZEVEDO, Paulo Ormindo de. Inventário de Proteção do Acervo Cultura da Bahia.).

No dia 22 de julho de 1722, por ordem do vice Rei do Estado do Brasil, o sertanista Pedro Barbosa Leal, instalou a Vila de Santo Antônio de Jacobina, no Sítio do Sahay, próximo a Missão de Nossa Senhora das Neves do Sahay.

A escolha deste local foi motivada pela recusa do vigário da Freguesia Velha de Santo Antônio e do senhor da Casa da Torre, que não aceitaram a instalação da Vila do Arraial de Santo Antônio, sede da Freguesia Velha de Santo Antônio. Dois anos depois a Vila foi transferida para a Missão do Bom Jesus da Glória de Jacobina Nova (hoje cidade de Jacobina).

O principal fomentador do progresso da região da Freguesia velha de Santo Antônio foi a exploração do minério do salitre no Pacuí (oficina Nossa da Encarnação) e nas minas de João Martins e João Peixoto.

Este minério era transportado em lombo de burros para o porto da Bahia e lá seguia para Portugal. Do salitre extraia-se a pólvora utilizada na indústria da guerra.

Depois veio o período da criação de gado, com a instalação de fazendas e currais pelos administradores, feitores, vaqueiros e boiadeiros.

No ano de 1770, os moradores do Arraial da Freguesia Velha, mandando ao Rei D. José I uma grande petição para que o povoado fosse elevado a categoria de vila. Apesar dos argumentos razoáveis, nenhuma decisão foi tomada a respeito. E o povoado de Santo Antônio esperou 110 anos para que acontecesse este desejo tão almejado por sua população. Foi no dia 28 de julho do ano glorioso de 1880 que pela Lei Provincial Nº 2051, assinada pelo Governador da Província da Bahia, D. Antônio de Araújo Bulcão, foi criada a Vila de Campo Formoso (antiga Freguesia Velha de Santo Antônio do Sertão de Jacobina), com todos os limites da Freguesia. Sua instalação ocorreu três anos depois, em 1883.

Em 1939, sua sede foi elevada à categoria de cidade, pelo Decreto – Lei Nº 11089 de 30 de novembro de 1938.

Localizada na encosta da Serra de Jacobina, Campo Formoso, é uma cidade cheia de ladeiras e colinas. Sobre o Morro dos Alecrins, situa-se o centro comercial, as repartições públicas, os hotéis, hospital, igrejas e antigas residências. Com o progresso a cidade cresceu em direção às colinas que as cercam, formando vários bairros: Esplanada, São Francisco, Vila Pernambucana, Vila dos Sonhos, Bosques das Mangueiras, Santa Luzia, Colina do Sol, Baixa dos Tapuias, Serra do Cruzeiro, Centro Cultural, Guabiraba e outros.

AZEVEDO, Paulo Ormindo de. Inventário de Proteção do Acervo Cultura da Bahia.
FREITAS, José e REGINA, Maria. 1996 História da Freguesia Velha de Santo Antônio.

Um comentário:

Arquivo do blog