ACV MC E BRIGADA VOLUNTÁRIA CONTRA INCÊNDIOS DE MORRO DO CHAPÉU RETIRA MAIS DE 60 TONELADAS DE LIXO DA ENTRADA DE PONTOS TURÍSTICOS DE MORRO DO CHAPÉU-BA



Clique na foto e veja o álbum completo

No dia 23 de janeiro do corrente ano, os membros da ACV MC E BRIGADA VOLUNTÁRIA CONTRA INCÊNDIOS DE MORRO DO CHAPÉU realizaram um mutirão de limpeza da principal via de acesso a  vários pontos turísticos e de grande relevância ambiental de Morro do Chapéu, tais como: Morrão, Buraco do Possidônio e Gruta do Cristal.

A ação faz parte do Programa Estratégico da Associação, em todos os âmbitos de atuação socioambiental. Na ocasião, a atuação foi caracterizada pelo recolhimento de lixo residencial, comercial,  resíduos de serviços de saúde (altamente perigosos), jogados de forma irresponsável. Como sabemos, são vários os problemas ocasionados pela disposição inadequada do lixo, seja por danos ambientais;  inviabilização de acesso aos pontos turísticos citados; descaracterização paisagística;  causando má impressão aos turistas e visitantes;  contaminação do solo e do lençol freático do rio Jacuípe, além de se constituir em local favorável à proliferação de vetores, constituindo-se em foco de diversas doenças perigosas.

Na ocasião foram retiradas por mais de 10 caçambas, cerca de 60 toneladas de lixo.
Os morrenses sabem da grande quantidade de lixo jogada em  locais inadequados, em vários pontos da cidade, tanto decorrentes de acúmulos de varrições, como  também pela disposição inadequada por parte da população, que também tem sua quota de responsabilidade neste processo.

A solução dos problemas ambientais requer, além da conscientização de todos, de um efetivo planejamento estratégico que contemple a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos, tendo como co-responsáveis os geradores (fabricantes), a comunidade em geral e o poder público. Cabe ressaltar o papel preponderante do principal responsável, conforme preconizado pela  Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos:

“X – O gerenciamento de resíduos sólidos é o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos  (grifo nosso). Neste caso a responsabilidade direta é dos geradores e do Poder Público, exigidos na forma desta Lei (grifo nosso).

Sabemos que os problemas ambientais de Morro do Chapéu são abrangentes, muitas vezes, decorrentes da ação inconsciente dos munícipes e requerem ações de diversos âmbitos. Não obstante, o Poder Público Municipal tem que responder  pela parte que lhe cabe, de forma decisiva, concreta e não pode se eximir deste “seu dever e de sua obrigação constitucional”.

A resolução deste e de outros  problemas correlatos, requer um amadurecimento de todos, partindo da conscientização de cada um, traduzindo-se em fatos concretos e definitivos, como tem sido feito diversas vezes pelos membros da ACV MC E BRIGADA VOLUNTÁRIA CONTRA INDÊNDIOS DE MORRO DO CHAPÉU,  cumprindo seu papel socioambiental. Neste caso, aliando o discurso à prática direta,  exemplifica de forma objetiva,  como ação plenamente possível. Por isso a ACV MC E BRIGADA VOLUNTÁRIA CONTRA INDÊNDIOS DE MORRO DO CHAPÉU prosseguirá com outras ações semelhantes, contando com o apoio e o engajamento da população nesta causa justa, por amor, proteção e zelo ao patrimônio ambiental de nossa querida Morro do Chapéu.

Morro do Chapéu, 25 de janeiro de 2011

Jaime Macedo Matos Neto
Presidente da ACV MC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog