Ammesf luta pela reativação da hidrovia do Rio do São Francisco


AmmesfAmmesf
A Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf) luta pela reativação da hidrovia do rio São Francisco com a integração multimodal. A campanha pró-hidrovia ocorre há seis anos e pretende reativar o transporte ferroviário no trecho de Pirapora (MG), Corinto (MG) e Belo Horizonte(MG).
A Ammesf já começa a ver resultados dessa luta.  De acordo com a entidade, o governo federal deu prioridade para a inclusão da reativação da hidrovia no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio foi feito no III Seminário Pirapora Multimodal, realizado pela prefeitura de Pirapora (MG).
A entidade explica que estão sendo realizados os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para reativação da hidrovia. A análise é feita pela Administração da Hidrovia do São Francisco (AHSFA) e a previsão é que o estudo esteja pronto em um ano.
O rio São Francisco tem uma extensão de 2.830 quilômetros, com 1470 quilômetros navegáveis, entre Pirapora (MG) e Juazeiro(BA) e Petrolina(PE). Uma área de influência de 645.000 mil quilômetros quadrados, compreendida pelos Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
 Para a Ammesf, o Rio São Francisco é a mola propulsora do desenvolvimento econômico da região de sua influência e propicia uma enorme diversidade econômica, o que gera milhares de empregos, como nas áreas de agricultura irrigada, com a maior produção de frutas tropicais do país.
Ter, 25 de Setembro de 2012 12:37 Agência CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog