MINERADORA PROVOCA O MAIOR INCÊNDIO DOS ÚLTIMOS ANOS NAS SERRAS DE JACOBINA

Clique na foto e vejam a situação que as serras ficaram

No último domingo dia 05, foi o dia que marcará a história das queimadas nas serras de Jacobina, especificamente as Serras do Coxo de Dentro, que ardeu em fogo nos dias 05 e 06, mas graças a Deus no dia 07 deu uma pequena chuva e apagou o incêndio de grandes proporções e prejuízos irrecuperáveis para a natureza e para as pessoas que vivem naquelas comunidades e têm as serras como fonte de riqueza (beleza, água, paisagem e extrativismo).
Não sei por que nenhum blog da cidade que às vezes taxam até de  malucos os que provocam fogo nas Serras, mas quando tiveram notícias de que o foco do incêndio veio da mineração conhecida como “Mina do Coxo”, que já foi propriedade do ilustre conterrâneo José Facho que passou a HStern e recentemente adquirida por um novo grupo. Não foi publicado nada, talvez para não perderem a fatia de comerciais que rolam nos blogs, principalmente os que dizem que não tem o rabo preso.
A Mina do Coxo que produz uma das mais belas Ametistas do Brasil era de propriedade do Grupo Financeiro HStern, que é uma das maiores redes de joalherias do mundo, e que segundo algumas pessoas da cidade e da comunidade relatam que a Mina do Coxo foi adquirida por um grupo de neojacobineses que vêm na antiga mina um bom negócio para investimento.
E, segundo depoimentos de pessoas da comunidade quem tem estado à frente da reativação da Mina do Coxo é o Sr. Peixoto, ex-chefe de segurança da Yamana Gold.
A Profª da UNEB Kátia Leite, residente na comunidade do Coxo de Dentro e pertencente a Associação daquela comuna, relata que os prejuízos são incalculáveis e que não há como recuperar em médio prazo os prejuízos para aquela biota, que é o conjunto de seres vivos, flora e fauna, que habitam ou habitavam um determinado ambiente geológico, além de que grande parte dos moradores daquelas comunidades tem no extrativismo de babaçu, mangaba e outros uma de suas fontes de sobrevivência.
Durante a entrevista que a Profª Kátia Leite concedia a uma emissora local, uma senhora entrou no ar através de telefone, e em prantos se identificou como moradora da região e se identificou como a mãe do funcionário da Mina do Coxo que teria provocado o incêndio, quando em práticas irregulares de manejo na área da mineradora pôs fogo em algum material.
Declaro que fiquei sensibilizado com a Senhora pela preocupação quanto a responsabilidade de seu filho, porém no Direito Ambiental existe alguns princípios básicos que é prevenção, precaução e poluidor pagador e com certeza o estado através do IMA – Instituto do Meio Ambiente,  o município (que nem lá apareceu nos dias do fogo) se não se pronunciarem, com certeza o Ministério Público da Bahia deverá se pronunciar e saberá punir os donos dos investimentos, mesmo sabendo que mais uma vez aparecerão os factoides divulgando o que divulgaram com a FPI – Fiscalização Preventiva Integrada, alegando apenas o fechamento de mineradoras.


4 comentários:

  1. Parabéns Almacks por esta iniciativa de publicar este incêndio que mudou o domingo (05). Algo trágico que infelismente tivemos que presenciar, mudando a nossa paisagem, o nosso ar e devastando a nossa fauna e flora. o Domingo ficou cinzento e fosco. Esta área com certeza levará anos para ser recuperada e te digo que me sentir impotente em não poder fazer nada mas graças a Deus veio a chuva para amenizar aquela dor. Esperamos agora que o tempo cure esta ferida em plena mãe natureza.

    (Richard Silva - ASPAFF CHAPADA NORTE)

    ResponderExcluir
  2. É, Almacks, quando a devastação se dá por conta de atearem fogo às nossas matas, fico pensando se já não seria a hora de trocar o verde de nossa bandeira pelo cinza.Porque viver nessa constante incoerencia já está mexendo com a minha paciência.Parabenizo-o pela constante defesa dos nossos ecosistemas.
    Chicão/CONSU - Poço da Cruz _ Ibimirim/PE

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Almacks. Seria de grande ajuda se as pessoas que se sensibilizaram com o ocorrido também se manifestassem, principalmente denunciando ao IMA, pois quando mais denúncias mais a chance de alguma providência ser tomada.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma triste e constante realidade. O IBAMA ministrou um Curso do PREVFOGO e cedeu alguns equipamentos para a PMJ no ano de 2008. Estava em andamento a criação da Brigada de Prevenção e Combate e Incêndio Florestal com funcionários do município e voluntários. O que aconteceu com esse processo e os equipamentos? Fica a pergunta para a tual gestão municipal.
    O Serra Verde. através do Sr. Nildo, grande defensor do Meio Ambiente, recebeu um grande apoio da YAMANA em equipamentos (inclusive uma moto). Porque a Prefeita não coloca Nildo à frente da Brigada de Combate e Prevenção a esses incêndios? Competência para isto ele tem.
    Aguardamos a resposta o mais rápido possível, pois outros incêndios virão (infelizmente).
    Parabéns Almacks pela denúncia.
    Ivan Aquino.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog