XII ENCOB – ENCONTRO NACIONAL DOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Andreá Carestiato

O XII ENCOB aconteceu na cidade de Fortaleza nos dias 22 a 26 de novembro e serviu como estrutura para o evento a Fábrica de Negócios – Hotel Praia Centro, só a abertura e o encerramento que foi no Marina Hotel que é uma das invasões de APP – Área de Preservação Permanente da capital cearense.
Fica a sugestão para que o COLEGIADO do FNCBH – Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas possa nos próximos encontros praticar o que se discute, porque não é um bom exemplo levar 1.500 pessoas a uma APP para discutir problemas Hídricos. Assim o próprio Fórum passa a apoiar estas invasões imobiliárias levando seus encontros para estes locais. O que achas?
A atração do Fórum não foi a programada pelos organizadores, quem roubou a cena foi o “velho” palestrante e defensor das causas do Velho Chico, o companheiro Apolo Heringer Lisboa, mineiro da cidade onde fabrica a melhor cachaça do mundo, a Havana, hoje Anísio Santiago que o conheci quando meu irmão Pedro trabalhou na cidade de Salinas, conheci a cidade o Sr. Anísio e a fazenda onde fabrica.
Apolo, que já foi Coordenador do Fórum Mineiro de Comitês fez a melhor palestra do Fórum, com o tema: "Qualidade da Água e Saúde Pública – O Papel dos Comitês de Bacia Hidrográfica na Informação". Um show de informações que parte da elite e de membros de órgãos gestores teve que engolir o que discutimos nos movimentos sociais, falou a língua de um verdadeiro Fórum e não dos Fóruns da vida...
Pela ordem, outro ponto que mais chamou atenção foi à apresentação do CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco com o Projeto "NAS ONDAS DO RIO SÃO FRANCISCO" que foi tão bem exposto por Andreá Carestiato do DEA – Departamento de Educação Ambiental do MMA – Ministério de Meio Ambiente e teve a contribuição do Presidente do Comitê, Dr. Geraldo Santos.
Repetido para quem já foi a vários ENCB’s a outra apresentação de destaque foi o "Programa Água Boa", programa de mobilização e comunicação na Bacia do Paraná-3 articulado pela ITAIPU, enfim, as apresentações tiveram um bom nível.
A Bahia levou para o cenário nacional a experiência do trabalho acadêmico de monografia da Dra. Isabel Vilela com o CBH Grande, sobre "Educomunicação e os Desafios à Democratização na Gestão de Água", que deu tão certo e é hoje um dos trabalhos incorporados pelo CBH Grande (Oeste da bahia), que pode e deve ser copiados pelos CBH’s da Bahia e do Brasil.
Enfim, mais uma vez os Comitês da Bahia sairam desarticulados e sequer sem um folder ou cartaz para apresentarmos ou distribuirmos aos 188 Comitês que estavam reunidos na Fábrica de Negócios (Cadê a verba a produção e impressão? Queremos discutir os recursos com a COGEP .
Tivemos uma reunião no dia 12, 10 dias antes do Fórum dia 22, onde as pessoas que participaram da reunião do Fórum Baiano de Comitês tinha que retornar às vezes 700 Km para seus locais de atuação, socializar a discussão, indicar o representante que iria e arrumar as malas para Fortaleza. E chegando lá, inverteram-se os papeis mais uma vez e os quase 10 técnicos do INGÁ que estavam para assessorar os membros de Comitês, que eram apenas  14 se todos os Comitês estivessem representados, sendo um de cada Comitê que foram  custeados pelo Órgão gestor, mas como alguns foram por utros custeios tivemos 17 membros representando a Bahia, porém com direito a voto na Assembléia, apenas 8. Não foi tão expressivo considerando que a maior delegação foi a mineira com 72 membros sendo apenas 7 técnicos do IGAM.
Moral da “estória” os técnicos do INGÁ inverteram os papeis mais uma vez e se colocaram como articuladores em um Fórum de Comitês (esqueceram que o Júlio Rocha criou o Fórum de Gestores, que por sinal esteve lá reunido) e saíram desordenadamente lançado propostas de trazerem o evento para a Bahia em uma casadinha com o Rio Grande do Sul, o que deu? O Maranhão tendo a articulação do FONASC-CBH Fórum da Sociedade Civil nos CBH’s e sem sequer ter o seu Conselho regulamentado pela Roseane levou o XIII ENCOB.
Cadê a Coordenadora do Fórum Baiano? Porque o Fórum baiano não foi o articulador ao invés dos técnicos do INGÁ? Será que temos um Fórum chapa branca? Porque não tivemos esta proposta de trazer o XIII ou XIV ENCOB para a Bahia discutida na reunião do dia 12, 10 dias antes do XII ENCOB?

Clique na foto e veja todas as fotos do evento. 
XII ENCOB FORTALEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog