Secretário CONTRA o meio ambiente da Bahia Eugênio Spengler, passa por mais um vexame no território do Salitre


Foto da internet

O Secretário CONTRA o meio ambiente da Bahia Eugênio Spengler, após querer acabar com o Parque Estadual do Morro do Chapéu - PEMC com uma CANETADA assinando o famoso decreto da destruição,  tendo que se retratar após 20 dias, porque até um simples NEÓFITO da militância de meio amibiente sabe que o Código Florestal (2000) taxativamente diz que uma UC só será desfeita através de Lei e não por CANETADA como fez o Eugênio e vem se justificando que estava em Aracaju e não sabe como  famigerado decreto foi parar na mão do governador em exercício no período  Oto Alencar  que substituia  o governador Jaques Wagner.
Tambem sabemos que o governador e a Casa Civil assinam decretos vindos das secretarias e não são atribuições deles ter domínio da matéria e sim total responsabilidade do secretário que manda o decreto para ser assinado.

Assim, hoje dia 26/10/2011 ao chegar no território do Salitre na cidade de Morro do Chapéu com seu staff sofreu mais um constrangimento quando tinha anunciado em institucionais das  rádios locais três audiências públicas para discussão e aprovação da propositura da nova poligonal do PEMC, onde segundo ele ia esterder os 40 mil ha para 119 mil ha com terras todas detonadas pelos carvoeiros e foram compradas pelos especuladores para queriam vende-las para as empresas de energia eólica, e como não passaram nos testes de geração de ventos, a idéia é passá-las para o governo de todos nós para ampliação do Parque.

O Secretário CONTRA o meio ambiente da Bahia retorna ao seu QG em Salvador após receber a liminar do Ministério Público suspendendo as três audiências públicas por falta de estudos específicos sobre a área. 

Como uma das alegações do Secretário CONTRA o meio ambiente da Bahia, Eugênio Spengler era de proteger, fazemos a seguinte pergunta:

Por que não foram incluídas na nova propositura de poligonal do PEMC as nascentes do rio Salitre que estão no entorno da velha poligonal?

Será que é para continuar a implantação de torres da energia eólica sobre as nascentes do rio Salitre? Enquanto o governo federal quer revitalizar os afluentes do São Francisco o Eugênio quer é destruir.


EM TEMPO: SNUC 2000

8 comentários:

  1. Infelizmente o Secretário contra o Meio Ambiente Eugênio Spengler parece estar atuando apenas em causa própria e dos velhos amigos. O rapaz é muito amigo de uma empresa de "assessoria estratégica" em meio ambiente chamada E.labore Consultoria (e.labore.com.br). A e.labore possui em seu quadro técnico figurões da área ambiental nacional como Cláudio Roberto Langone (Ex MMA e atualmente na Camara Tematica de Meio Ambiente do Ministério dos Esportes), Eduardo de Souza Martins e José Roberto Correia (ambos ex presidentes do IBAMA)com.br) Aliás, Eugênio e Langone já atuaram juntos na Secretaria Estadual de Meio ambiente do Rio Grande do Sul e nas Conferências Nacionais de Meio Ambiente entre 2002 e 2005 (http://www.congressoabema.com.br/site/arquivos/Equipe.htm). Os bons frutos dessa amizade estão surgindo através de gordos contratos com outras empresas públicas que atuam no Estado, onde a e.labore ficará responsável pela liberação ambiental dos projetos de irrigação Salitre (Juazeiro) e Baixio do Irecê (Xique Xique)para imnsos plantios de cana de açúcar. Então, pra que tentar salvar o rio Salitre, se ele vai irrigar cana ao chegar perto de Juazeiro? O Projeto Baixio é muito bem quisto pela Odebrecht e o Projeto Salitre pela Andrade Gutierrez e pela Queiroz Galvão. Sinceramente, são bons amigos que o Secretário contra o meio ambiente tem, superando Paradigmas com Soluções Ambientais criativas.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que o Tchê é velho conhecido da e.labore e já vem junto de Langone desde 2002. Isso é porque o carinha vem da cidade de Santo Cristo no RS, imagine se viesse de Caixa Prego na Bahia?

    ResponderExcluir
  3. Que informação valiosíssima esta de ANONYMOUS. Aproveito para dizer que estas e outras informações que certamente possui será de grande valia para se obstar a escalada desastrosa e até então incontida do SECRETÁRIO SPENGLER. E devem existir outras tantas escabrosidades deste tipo afeitas à Secretaria do Meio Ambiente. Aliás uma moção distribuída na Plenária de Petrolina configura entre outras coisas que Spengler foi assessor da BAMIN e basta procurar para vermos a ligação com o Estado no Porto Sul. Como um apoiador de mineradoras pode ser secretário de Meio Ambiente da Bahia? A Bahia está entregue à este e outros tipos de baratões degradadores.
    Peço encarecidamente ao ANONYMOUS que entre em contato com o Blog para disponibilizar outras informações e aqui deixamos nosso e-mail para contato: ancbarreto@bol.com.br pois temos interesse em ampliar a discussão acerca da forma ilegal e desastrosa sob o comando do Secretário Spengler. O gaucho fujão de Cidreira (RS) foi alvo de Ação Civil Pública por ter invadido parque com empreendimentos eólicos. Será que é mera conincidência ou ratificação do mesmo fato com o Parque Morro do Chapéu? Não deixe ANONYMOUS DE CONTRIBUIR PARA DESBANCARMOS O SPENGLER DESASTRADO QUE SÓ ATENDE A INTERESES ECONÔMICOS DEGRADANDO O MEIO AMBIENTE.

    Valeu a força,


    Ana Lúcia Barreto

    ResponderExcluir
  4. Precisamos não apenas manifestar o repúdio aos atos deste Secretário, mas também mostrar para a sociedade quem é este ilustre desconhecido e insustentável Secretário do meio ambiente da Bahia. Ele está agindo como Lobista de empresas e grupos econômicos. Por traz destas alterações da Lei, especialmente da retirada da competência licenciatória do CEPRAM, está o interesse em vender as licenças ambientais a serem emitidas pelo INEMA. O crescimento da Elabore na Bahia está sendo exponencial, desde que este secretário assumiu, pois esta empresa é também lobista na área ambiental a serviço do Eugenio. Se for feita uma investigação mais aprofundada sobre a Elabore e a Paradigma irão surgir novidades desconfortáveis para este secretário.

    ResponderExcluir
  5. Prezado,

    Solicito por gentileza avaliar o texto abaixo para publicação no seu Blog, em matério sobre o Secretário Estadual de Meio Ambeinte da Bahia Eugênio Spengler. Estou com dificuldades de escrever a matéria diretamente no BLOG, pois não consigo saber se foi postada ou não.

    Engana-se quem acredita que o Secretário Eugênio Spengler não sabia o que estava fazendo ao passar a bomba do Decreto da destruição para o Vice Governador assinar. Não podemos subestimar a inteligência do rapaz, afinal ninguém vira Secretário Estadual pela burrice adquirida, mas pela inteligência. Para se fazer a alteração pretendida no PEMC seria preciso inicialmente apresentar um bom Estudo Ambiental levantando todas as possibilidades e consequencias que haveria com a modificação da poligonal do Parque. Isso ele não tinha e mesmo assim agendou as audiência públicas. O Ministério Público, fazendo o papel de bode expiatório nesse caso, obteve a liminar e suspendeu as audiências. Exatamente como o Secretário queria que acontecesse (por isso digo que o Ministério Público agiu como bode expiatório). Criou-se então um fato, a urgência. Com esses argumentos na mão, o Secretário pode agora contratar em regime de urgência (leia-se sem licitação)uma empresa para realizar os estudos ambientais necessários. Aparece aí o nome da empresa amiga do Secretário "E.labore Consultoria" como a salvadora da pátria, aquela que irá fazer um favor em prol do meio ambiente baiano. Havendo resistência por parte da comunidade em relação ao nome da E.labore (até isso foi pensado) o Secretário passa então uma parte dos serviços à ONG's locais. As ONG's em polvorosa, passariam a disputar a fatia destinada a elas no estudo, enquanto a empresa amiga do Secretário ficaria com a fatia mais gorda do bolo. Isso tudo poderia acontecer ainda este ano com as famosas sobras de orçamento, podendo ser paga este ano ou ficando como "restos a pagar" para 2012. Afinal, quem é ingênuo aqui? Quem usou ou foi usado nessa estória?

    Att.


    Cláudio Francisco

    ResponderExcluir
  6. Prezados,
    Se forem vcs que administram o blog, por favor, abram a discussão para mais pessoas participarem. A inserção de informações no blog está muito difícil, não sei por que. Eugenio era sócio de Claudio Langone na empresa Paradigma Soluções em Gestão Ambiental, sediada em Brasília. A SEMA pagou em 2011 um valor de um pouco mais de R$ 4000,00 para a Paradigma referente a palestra realizada (possivelmente por langone). A jogada vem com a municipalização da área ambiental. Com o esvaziamento do INEMA, os processos dos grandes empreendimentos poderão circular com mais velocidade (ou não) a depender da vontade daqueles que mandam. Em contrapartida, os municípios se deleitam com a farra da emissão de licenças ambientais sem o menor critério técnico, literalmente nas coxas.
    Espero ter contribuído.
    Claudio Francisc

    ResponderExcluir
  7. Prezada Lúcia,
    Na dúvida se as informações chegaram ou não no BLOG, vi seu e mail na discussão e gostaria de compartilhar algumas informações que levantei a partir da dica lançada pelo "Anonymus"
    Se procurar um pouquinho descobrirão que Eugênio Spengler já foi coordenador (não sei se foi sócio) da empresa Paradigma Soluções em Gestão Ambiental, que pertence a Cláudio Langone (ex homem forte do Ministério de Marina Silva). Se olharem um pouquinho só nos discursos de Eugênio, perceberão quantas vezes ele reforça a palavra "Paradigma" nos seus discursos. Um belo marketing.
    A licitação ou a sua falta descrita abaixo mostra quem é a e.labore dos amigos do Secretário:
    "SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTRATO DE RATIFICAÇÃO DE INEXIGIBILIDADE. O Secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, no uso de suas atribuições legais, e em atenção ao comando previsto no art. 26, caput, da Lei n° 8.666/93, ratifica a inexigibilidade de licitação, em favor da empresa E.Labore Consultoria S/C, CNPJ. Nº. 03.215.558/0001-82, por meio do Processo administrativo nº. 816/2010, tendo por objetivo a prestação de serviços de consultoria técnica, assessoramento especializado, orientação e suporte estratégicos para o processo de desenvolvimento econômico sustentável do Estado, no valor de R$ 7.974.200,00(sete milhões, novecentos e setenta e quatro mil, duzentos reais), em conformidade com art. 25, inciso II, da Lei Federal nº. 8.666/93. São Luís – MA, 16 de março de 2011. JOSÉ MAURÍCIO DE MACEDO SANTOS – Secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio."
    fonte: http://www.luiscardoso.com.br/politica/secretaria-de-industria-e-comercio-faz-contrato-superfaturado-com-empresa-de-brasilia/

    Isso não está muito estranho? R$ 7.974.200,00 sem licitação??? É no mínimo passível de ser averiguado pelo MPF.

    Essa empresa aparece também em outras situações como no link http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=20&pagina=481&data=28/03/2011, onde aparece como réu em um processo na Justiça Federal ao lado do também réu Sr. Wagner Canhedo Azevedo (aquele da VASP) e por aí vai.
    Espero mesmo que seja apenas coincidência o Sr. Spengler ser amigo dessas pessoas e que também seja coincidência que eles estejam aterrissando no Governo de Jacques Wagner com todo fôlego.
    Chico.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkFOTO MASSA ALMACKS! MAS PREFERIA VER O SECRETÁRIO PORTANDO OUTRO EQUIPAMENTO, QUE TAL A CANETA PARA SOLUCIONAR TANTOS PROBLEMAS INERENTES AOS COMITÊS, PARQUES, ETC? mas tá valendo! VAMOS EM FRENTE E A LUTA CONTINUA COMPANHEIRO!

    SILVANA LEITE-CBHLS SOBRADINHO

    ResponderExcluir

Arquivo do blog