Confea e Creas entregam moção de protesto à Codevasf


Hidrovia do São Franciscoterça-feira, 9 de outubro de 2012
O presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu, e presidentes de Creas estiveram reunidos no dia 25 de setembro com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos, para entregar a moção de protesto do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

No documento, os presidentes pedem esclarecimentos sobre a contratação de engenheiros americanos para prestarem serviços de consultoria em estudos hidráulicos e topográficos nas Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco. Os presidentes dos Creas manifestaram preocupação pelo fato de os profissionais não estarem registrados nos Conselhos Regionais onde ocorrem as obras. “Além disso, estamos preocupados em relação à soberania do Brasil, já que o exército de outro país está atuando em obras tão importantes”, disse o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti.

Elmo Matos esclareceu que em dezembro de 2011 foi assinado entre a Codevasf e o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) um contrato de cooperação técnica para consultoria visando ao desenvolvimento da hidrovia do São Francisco mediante o controle de processos erosivos,melhoria de navegabilidade e contenção de margens.

Continue lendo a matéria aqui.
Fonte: FNE – Federação Nacional dos Engenheiros

Um comentário:

  1. É o cúmulo da absurdidade... além de se comprometer a soberania nacional, passando por cima do Congresso e do Comitê do São Francisco, de forma unilateral resolve à socapa, repassar este trabalho que esconde um objetivo maior de "quimiopirataria". Os EUA vão estudar terras raras e outras coisas relevantes para se aproveitar. Desde tempos imemoriais, os EUA sempre se portaram como "hienas" que esperam os leões e lobos se digladiarem e depois vir para colher... foi assim colhendo o ouro na Segunda Guerra e colocou até os brasileiros como bucha de canhão. País célebre pelas artimanhas de rapinagem e usurpação!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog