Bahia deve adotar o ICMS ecológico a partir de 2013


Até o final do primeiro semestre, o governador Jaques Wagner deverá encaminhar à Assembleia um projeto de lei criando o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) Ecológico. “Os estudos estão adiantados. Temos de fazer uma alteração na base atual, que define os repasses com base na área, população e um coeficiente que estabelece um piso mínimo aos municípios”, disse nesta terça o secretário estadual da Fazenda, Luiz Petitinga, durante o debate que encerrou o segundo seminário Agenda Bahia, na Fieb. Segundo o secretário, a proposta a ser encaminhada aos deputados vai acrescentar um item às três variáveis. 

“Queremos inserir o coeficiente sustentável para estimular as prefeituras a apoiarem ou investirem em projetos de responsabilidade social e ambiental”, afirmou. Ao ouvir os debatedores dizerem que a Bahia está “atrasada” em relação à implantação do ICMS ecológico, o secretário transferiu parte da responsabilidade para a sociedade. “O estado pode muito, mas não pode tudo. A sociedade civil, os empresários e as prefeituras precisam se mobilizar também. 


Correio da Bahia

Um comentário:

  1. Em parte o Secretário tem razão, porém, o fato de a sociedade (em grande escala) ter se ausentado da participação é porque muita gente está cansada dos processos de participação inviabilizados pelos Governos ao longo do tempo. Um exemplo é o que ocorre nas instâncias dos Comitês e demais vertentes ambientais onde a sociedade civil é "usada" para legitimar e homologar processos e usar tais mecanismos até aparelhar o Estado.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog