XIV ENCOB – ENCONTRO NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS






Foi realizado durante os dias 04 a 09 de novembro de 2012 o XIV ENCOB, o evento aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá-MT.
O Brasil conta com quase 200 comitês de bacias hidrográficas instaladas e segundo o seu coordenador Geral, Sr. Mário Dantas estão envolvidas diretamente e indiretamente 70 mil pessoas em todo o Brasil.
Na Bahia já temos 14 comitês estaduais instalados e 1 comitê compartilhado com o estado de Minas Gerais.

Os comitês da Bahia se fizeram presentes no evento juntamente com o Fórum Baiano de Comitês que tem o Sr. Paulo Muricy como coordenador adjunto. A Bahia levou uma bancada com 24 pessoas sendo 11 dos comitês e fórum e 13 de funcionários do sistema SEMA/INEMA que também participaram das capacitações que são oferecidas nas oficinas e seminários durante o evento.
Como foi feito todo o registro fotográfico do evento, solicitamos entrar na página www.facebook.com, pesquisar por www.facebook.com/salitreiro (Almacks Luiz Silva) e acessar todo o registro no link http://www.facebook.com/media/set/?set=a.446614558709652.89995.100000833368130&type=1

O secretário contra o meio ambiente da Bahia, Sr. Eugênio Spengler atropelando o processo descentralizado e participativo que norteia as leis hídricas e ambientais, foi o PERDEDOR do XIV ENCOB. Sem articular com os membros dos comitês baianos e o Fórum Baiano e até mesmo a revelia da maioria dos funcionários do sistema resolveu no meio do evento (quarta feira), lançar a candidatura da Bahia para sediar o próximo ENCOB.


Como resposta ao AUTORITARISMO do secretário contra o meio ambiente da Bahia, que em nosso estado realizou um evento a menos de 15 dias antes do ENCOB, não socializou nenhuma intenção de concorrer a sediar o evento em 2013, como também protocolou o documento sem antes discutir com os comitês e Fórum Baiano, os membros dos comitês se reuniam e por unanimidade resolvemos apoiar a BAHIA por sermos do estado mas resolvemos que nenhum membro se comprometia a fazer a campanha e a defesa perante os membros de comitês de outros estados. 


Assim, os fóruns dos outros estados sentindo que a candidatura da Bahia não era feita pelo fórum baiano e sim equivocadamente pelo governo que se apropriou do "espaço" dos comitês, votaram praticamente em massa no outro estado que se candidatou, que foi o Rio Grande do Sul, que teve o pedido feito pelo próprio  Governador, enquanto a Bahia teve o seu pedido feito pelo Secretário. Como o Brasil conhece a fragilidade hídrica do sistema baiano quem em 6 anos, editou três leis ambientais e trocou o seu órgão gestor de nome e de forma de agir três vezes, não acreditaram no atual secretário.

Moral da história, a Bahia perdeu feio. Com isso é a segunda derrota que a sociedade civil organizada aplica ao secretário contra o meio ambiente Sr. Eugênio Spengler. A primeira foi quando ele participou de uma única reunião do CBH São Francisco e se candidatou, sofrendo uma derrota histórica dentro da história deste Comitê.


Santo Cristo! Tchê

Um comentário:

  1. Isso é o que dá nas desastradas ações promocionais de última hora do Secretário CONTRA O MEIO AMBIENTE, O MASCATE AMBIENTAL DA BAHIA COLOCADO POR JÁ QUIS WAGNER. Se eu tivesse lá faria campanha contra porque no fundo o objetivo escondido nesse intento de última hora, deswarticulado e sem anuência dos representantes dos comitês é meramente para fins de aproveitamento político. Isso depois de o povo baiano tomar a única decisão possível, ainda que difícil, de usar ACM NETO COMO CONTRAVENENO DIANTE DE PELEGRINO E JACQUES WAGNER. Este último o responsável direto e indireto dessa derrota fragorosa e vergonhosa! Também foram colocar um carioca e da pior espécie: Wagnericus jaquisefaz.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog