Transamazônica
Canal da transposição
Falando em comparação.....
Lembrando que a rodovia Transamazônica, era para ser um simbolo de progresso, o que acabou sendo um desperdício de dinheiro publico.
Lembrando que a rodovia Transamazônica, era para ser um simbolo de progresso, o que acabou sendo um desperdício de dinheiro publico.
Detalhes Adicionais
A Transamazônica, ou Rodovia Transamazônica (BR-230), foi construída no decorrer do governo de Emílio Garrastazu Médici, entre os anos de 1969 e 1974. Uma obra de grande proporção que ficou conhecida como uma “obra faraônica”.
Para o desenvolvimento da obra, o governo conduziu para a região aproximadamente 4 mil homens (entre 1970 e 1973), isso com o intuito de abrir estradas e estabelecer a comunicação entre as cidades.
A execução do projeto aconteceu em um período de regime militar no Brasil, a rodovia se tornou a terceira maior do país, com 4 mil km , percorrendo os Estados da Paraíba, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. A Transamazônica corta o Brasil no sentido leste-oeste, por isso é considerada uma rodovia transversal, sendo, em grande parte, não é pavimentada. Os extremos da rodovia são respectivamente em Cabedelo (Paraíba) e Lábrea (Amazonas).
O objetivo de se construir uma rodovia dessa proporção era para interligar as regiões, especialmente a região Norte, com o restante
Para o desenvolvimento da obra, o governo conduziu para a região aproximadamente 4 mil homens (entre 1970 e 1973), isso com o intuito de abrir estradas e estabelecer a comunicação entre as cidades.
A execução do projeto aconteceu em um período de regime militar no Brasil, a rodovia se tornou a terceira maior do país, com 4 mil km , percorrendo os Estados da Paraíba, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. A Transamazônica corta o Brasil no sentido leste-oeste, por isso é considerada uma rodovia transversal, sendo, em grande parte, não é pavimentada. Os extremos da rodovia são respectivamente em Cabedelo (Paraíba) e Lábrea (Amazonas).
O objetivo de se construir uma rodovia dessa proporção era para interligar as regiões, especialmente a região Norte, com o restante
2 dias atrás
do Brasil, e povoar aquela área tão desabitada. A inauguração aconteceu no dia 30 de agosto de 1972, a intenção original era que a rodovia fosse pavimentada, ligando a região Nordeste e Norte, além do Peru e o Equador, somando 8 mil quilômetros.
Como a rodovia Transamazônica não é pavimentada, fica intransitável entre outubro e março, período que determina a época chuvosa na região. Sua construção provocou diversos problemas, entre eles o desmatamento que ocorre nas áreas próximas.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Como a rodovia Transamazônica não é pavimentada, fica intransitável entre outubro e março, período que determina a época chuvosa na região. Sua construção provocou diversos problemas, entre eles o desmatamento que ocorre nas áreas próximas.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Comentário:
Apolo Heringer Lisboa
Idealizador/fundador do Projeto Manuelzão (PMz)
Rio das Velhas /São Francisco watershed-cuenca/Brasil
Movement for Rivers and Peace
É louvável o depoimento do nobre Apolo Heringer e ratifica os propósitros mesquinhos dissociados da realidade objetiva das pessoas e da sociedade.
ResponderExcluirRealmente a falácia e os sofisdmas de enganação do Governo já não conseguem enganar a todo mundo. Fatos concretos estão aí para corroborar o grande fiasco da obra que não tem sustentabilidade econômica. social e ambiental. Notadamente que o mote é dar água ao grande agronegócio que deixa um grande espectro de desgraças socioambientais.
Quero ver o setor energético se digladiar com o agronegócio!
Quero ver se a CODEVASF VAI AGUENTAR administrar a obra mais insustentável do País.
Luiz Dourado
CTIL CBHSF
CBH-Salitre