Publicado aviso de licitação para estudo de viabilidade do Eixo Sul do Rio São Francisco! - Por que querem PRIVATIZA a EMBASA

Estação de bombeamento do Canal do Salitre (Foto Almacks Luiz)

A elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a transposição do Eixo Sul do Rio São Francisco teve aviso de licitação publicado nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União. A licitação contemplará a Bahia, de modo a garantir o suprimento hídrico das bacias hidrográficas de Tatauí, Salitre, Tourão/Poções, Itapicuru e Jacuípe, e prevê a elaboração do anteprojeto de engenharia do canal a ser construído. 

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, assinou o aviso, que data a entrega das propostas até o dia 11 de julho.

Segundo o secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, que coordena o Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, a implantação do Eixo Sul é essencial para o estado. “A transposição é a redenção produtiva da região. O Governo da Bahia apresentou a demanda ao governo federal, e temos a garantia de que o nosso estado será contemplado na transposição”, disse Rui Costa.

A obra contará com investimentos de cerca de R$ 6 bilhões.  A previsão é de que o canal a ser construído tenha extensão de 400 quilômetros.

Fonte : http://www.morronoticias.com/index.php/2-uncategorised/1817-publicado-aviso-de-licitacao-para-estudo-de-viabilidade-do-eixo-sul-do-rio-sao-francisco

NOSSOS COMENTÁRIOS:

Pergunta? Os dois outros eixos da transposição (eixo norte e eixo leste), pensados desde Dr. Pedro reiniciou os estudos no governo de Fernando Henrique Cardoso e as obras iniciaram no governo Lula, orçadas em 4 bilhões. Com os aditivos propostos pelas empreiteiras já passa para mais de 12 bilhões, os canais encontram-se rachados, e 4 trechos da obra é tocado por uma construtora ligado ao Cachoeira. 

Você acha que o Terceiro Eixo ou Eixo Sul sai quando? 

Perguntar não ofende. 

O governo Jaques Wagner contando com as águas do São Francisco resolvendo o déficit hídrico de 6 bacias hidrográficas com o Eixo Sul ou ou Terceiro Eixo da Transposição preparava o aumento dos ATIVOS da EMBASA para privatizá-la entregando as empresas internacionais.

No dia 07 de maio os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo que revoga a Lei 7.483 de junho de 1999, que autorizava a privatização da Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA.


A sessão ocorreu na terça feira (7) na Assembléia Legislativa da Bahia.

O Projeto que tramitava em caráter de urgência, foi votado por 62 deputados, unanimidade da casa nesta terça. 

Eles jugaram que a Empresa não deve ser privatizada e, agora, o Projeto de lei passa para sanção do Governador Jaques Wagner.

Em seu governo, todos os técnicos do Sistema Hídrico são remanescentes do Carlimos, que em 1999/2000 também quiseram privatizar a EMBASA tais como: Elmo Vaz - hoje CODEVASF (funcionário de carreira da EMBASA), Abelardo - EMBASA (funcionário de carreira da EMBASA. Na época um dos defensores da Empresa, hoje do governo), Cícero Monteiro - hoje SEDUR (funcionário de carreira da EMBASA), Bento - CERB (funcionário de carreira da EMBASA) e vários outros.

Assim levando água as bacias que tinha um déficit hídrico (inclusive a do Recôncavo Norte) onde se situa Salvador que bebe água de uma transposição da Bacia do Paraguaçu, como está previsto que o Eixo Sul irá abastecer a barragem de Pedra do Cavalo e consequentemente Salvador e toda região metropolitana que já vem entrando em crise.

Quanto valoriza o ATIVO da EMBASA com disponibilidade de água nas bacias que serão beneficiadas com a água do São Francisco?

Por isso querem privatizar a EMBASA.

Um comentário:

  1. Porém o tiro sairá pela culatra porque a Bahia não tem gestão hidroambiental e de nada. Fracassará inevitavelmente com estas ações não estruturais que se requerem sobretudo na recuperação das suas bacias hidrográficas literalmente "no fundo do poço" e na falta de apoio e inviabilização dos comitês. Este eixo, por exemplo despreza a "sede" angustiante do povo do Salitre e se dirige paradoxalmente para outras plagas.
    Este é o pior governo de todos os tempos e o pior da Federação Brasileira!
    Luiz Dourado

    ResponderExcluir

Arquivo do blog