CAMINHADA ECOLÓGICA DA YAMANA GOLD

Grota do Brito (foto Almacks Luiz Silva)

Não é surpresa para as poucas pessoas que pensam “Meio Ambiente” em Jacobina, ver que em quase todos veículos de comunicação da cidade noticiaram a realização da CAMINHADA ECOLÓGICA DA YAMANA GOLD, porém não sei se lhe chamou a atenção a onde foi feita a caminhada.

A Yamana Gold atrai alguns funcionários, parceiros e parte da imprensa para outra região da cidade e não o entorno da Mina, conduz os “adestráveis” à Grota do Brito, local de micro-clima diferenciado em Jacobina, preservado por pequenos sitiantes, berçário de várias cachoeiras e de algumas nascentes do Rio do Ouro que ainda não tem a presença do processo degradatório da mineradora.

Sendo mais claro aos “adestráveis”, por que (?) a mineradora Yamana Gold não fez a “Caminhada Ecológica” as lindas serras do entorno de sua mina? Por que (?) não lhe conduziram ao local onde era o encantando Caldeirão onde tomávamos banhos em nosso tempo de guri. Por que (?) não lhe conduziram às lindas Serras que compõe as nascentes do Rio Itapicuru Mirim? Por que (?) não lhe conduziram a divisa das terras da mineradora com o Parque de Sete Passagens? Por que (?) não lhe conduziram para apresentar o seu Parque batizado por mim de “Recicológico”, apresentando aranhas feitas com mangueiras, tartarugas feitas de orelhões de telefone público, cobras de tubulações e Etc?

Lhe levaram a Grota do Brito, local ainda semi-preservado sem a presença da mineradora, e com certeza pelo o que li e assistir em alguns vídeos institucionais da empresa o pessoal ficou maravilhado com a nossa Grande Mãe, Pacha Mama, a Terra que estamos em uma encruzilhada  e temos dois caminhos a seguir:
a)     Eco – logia, de preservação, de sustentabilidade;
b)     Eco – nomia de capital de ganância de destruição.

Que os responsáveis pelo Meio Ambiente da empresa levassem agora os “adestráveis” após se deliciarem da Pacha Mama mais ou menos preservada como a Grota do Brito e lhes levassem ao entorno da mina e fizessem uma comparação com o que viram na grota do Brito.


Conheça alguns passivos ambientais da Yamana Gold nas comunidades de Canavieiras, Itapicuru e Jabuticaba.

3 comentários:

  1. É assim que procedem os grandes mineradores estrangeiros, ádvenas que vêm se apropriar das riquezas, devastando o meio ambiente e deixando o povo sem os recursos mais preciosos que mantêm a vida de todos os seres. Eles se aproveitam desse tipo de estratagema para encobrir os seus grandes descalabros, passando uma imagem diametralmente oposta à que tem de destruidores, no sentido mais amplo da da palavra. Imaginem a Yamana tendo representante no Conselho de 7 Passagens e com total liberdade para ingerir? Imaginem quais os interesses mais escusos que estão por trás disso. E o que fazem os poderes constituídos, os três entes federados? Nada porque são coniventes e atendem também às suas conveniências insanas.

    Luiz Dourado

    ResponderExcluir
  2. essa história é antiga.esse vampiro só tem um nome atual. a silicose e e a exploração vem dos bandeirantes; dos tempos dos indios exterminados.só muda o nome. assim também é a consciencia de quem é politicamente correto e humanamente fascista.pensar o meio ambiente é pensar o homem e seu carater e dignidade. essa empresa , apesar de privada, tem indicações da sociedade corrupta desse arraial.são indicados os empregos ,como são indicados os projeteiros. tudo tem o mesmo princípio pragmático.são dois lados da mesma moeda. e por esse ouro, por essa riqueza; homens de valor são excluídos de sua cidadania e do processo produtivo. por um lado os demonios da usura, por outro os demonios da política . nos dois indicações como procedimento indicador da patologia das relaçoes. realmente é uma cidade horrenda pra ser.infelizmente perdí boa parte da minha vida aquí. e acho que vai piorar. pois tem gente muito pior gestando dos dois lados. stalinismo social. indicações da miséria. mediocridade impermeável e eterna dessa vila de santo antonio do urubú.

    ResponderExcluir
  3. É lastimável ver a população sendo enganada por empresas deste porte que não tem um pingo de compaixão pelo próximo , os cidadãos de Jacobina estão bebendo água com todos os elementos da tabela periódica, yamana que vergonha fazendo as pessoas de mamulengos mostrado belezas naturais de outros locais ....há é para que todos sejam saudosista, porque pois os demais já foram sucumbidos pela yamana só resta saudades...Jacobina acorde pois não bebemos ouro ou rejeito do mesmo .

    ResponderExcluir

Arquivo do blog