Locomotiva “TRANSBAIÃO” chega a Estação de Camaçari com animação e cultura

A exemplo da Paraíba e Pernambuco que há anos colocou nos "trilhos" o TREM DO FORRÓ, composição com alguns vagões que faz o percurso Campina Grande-PB/Caruaru-PE com muito forró, baião, xaxado e demais ritmos nordestinos, a Bahia que perdeu tanto tempo sem resgatar as linhas férreas de passageiros, resolveu colocar nos trilhos o TRANSBAIÃO.

A composição resgata muita coisa de nosso Nordeste, inclusive o nome que Luiz Gonzaga deu ao ritmo criado por ele e conhecido atualmente por todo o mundo. 

Segundo alguns historiadores o Luiz Gonzaga deu o nome de Baião ao ritmo criado porque estando na Bahia para fazer algumas apresentações ao ver tanta energia do baiano dançando forró e xaxado disse: gente eu não estou na Bahia, estou no Baião.

Resgatar o transporte ferroviário de passageiros, através de um trem que agrega cultura, diversão e lazer. Esse é o objetivo do projeto Transbaião – “A Cultura Viaja Aqui”, que nesta terça-feira, fez sua viagem inaugural, contemplando primeiro as cidades de Simões Filho (1ª saída, às 9h30) e Camaçari (1º destino, por volta das 13 horas).
alt

A chegada da locomotiva cultural à Estação do Trem de Camaçari encheu muitas pessoas de expectativa. O local estava lotado, tanto por integrantes da sociedade civil quanto por secretários municipais, políticos governistas, artistas e empresários. Além do apito ensurdecedor, o trem anunciava a própria chegada com muito forró. As bandas enchiam os vagões de música tradicional nordestina.
alt

Era notável, também, que o clima de animação estava misturado ao interesse na disseminação do conhecimento histórico regional. No roteiro, os passageiros aprendiam sobre o passado das cidades visitadas e das ferrovias baianas, que, há três décadas, deixou de servir de transporte de passageiro para apenas conduzir cargas de materiais variados.  
alt

O projeto, de autoria do deputado federal Luiz Argolo (PP), conta com o apoio do Governo da Bahia, através das secretarias do Turismo e da Cultura, e com o patrocínio de empresas privadas como a Vale, Ferrovia Centro Atlântico, BMG, Copener Florestal, SAM, Votorantim e Bahia Mineração. É importante ressaltar a elaboração do projeto teve forte inspiração na figura memorável do cantor e compositor nordestino, Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.


Além do roteiro entre Camaçari e Simões Filho, estão agendados também as viagens de Catu à Alagoinhas, no dia 17/06, de Conceição da Feira à Cachoeira, no dia 25/06 e de Alagoinhas à Entre Rios, no dia 26/06. O projeto irá percorrer, inicialmente, 13 municípios baianos.
alt

Entenda o Projeto – Diversas cidades brasileiras já aproveitam suas linhas férreas para fazerem passeios turístico- culturais. Em 2008 o país já tinha 33 trens turísticos, que serviam milhões de passageiros. A Bahia ainda não faz uso de suas linhas de trem para a promoção da cultura e do turismo, perdendo uma grande oportunidade de divulgar as suas riquezas naturais, culturais e turísticas.


Pensando nessa falta de aproveitamento das linhas férreas baianas, observando o sucesso que esse trabalho vem fazendo em outros estados do Brasil e conhecedor do potencial turístico, ecológico e cultural do nosso estado, o TRANSBAIÃO apresenta um roteiro pelo interior da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog