XX PLENÁRIA ORDINÁRIA DO CBH SÃO FRANCISCO EM BOM JESUS DA LAPA


Clique na foto a veja o álbum completo
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A FIOL - FERROVIA OESTE LESTE EM BOM JESUS DA LAPA


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou na cidade de Bom Jesus da Lapa, nos dias 16 e 17 de novembro de 2011 a XX PLENÁRIA ORDINÁRIA. O ponto alto da Plenária foi no primeiro dia, a AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre a FIOL – Ferrovia Oeste Leste, que vem sendo implantada pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A.

A ferrovia idealizada com a extensão de 1.526 Km, 1,60 metros de bitola, velocidade para 80 km e com 80 metros de domínio. A ferrovia deveria ligar a cidade de Figeirópolis – TO ao Porto Sul em Ilhéus-BA e seria opção de transporte de grãos, algodão, açúcar e cana de açúcar, etanol, minério de ferro e cargas em geral.
Atualmente estão sendo tocados os trechos 1,2,3 e 4 até a cidade de Caetité – BA, onde fica o grande Projeto Pedra de Ferro da empresa Paquistanesa que no Brasil recebeu o nome de BAMIM – Bahia Mineração.

Nitidamente nota-se a “boa intenção” dos governos, a ferrovia que deveria começar a construção a partir do seu ponto inicial, Figueirópolis em Tocantins, que beneficiaria vários seguimentos, foi desviado o interesse coletivo e só estão trabalhando o interesse maior que é o ferro de Caetité.
Na AUDIÊNCIA PÚBLICA estiveram presentes representantes da VALEC, FIOL, FUNAI, INEMA, CPT, Ministério Público da Bahia, Promotor do Ministério Público Federal, presidente e do secretário do CBH São Francisco, além do Coordenador da CCR do Médio e moradores impactados com a obra em toda sua extensão.

Os depoimentos feitos por uma dezena de pessoas impactadas foram entregues a autoridades e uma das instituições mais cobradas foi o INEMA, fiquei até com pena do Edison Ribeiro, quem deveria estar lá era o Secretário Eugênio Spengler para ouvir os reclames dos moradores impactados. Como esta obra está sendo questionada por vários órgãos de fiscalização do próprio governo, vamos aguardar o resultado da AUDIÊNCIA PÚBLICA.

Clique na foto e veja o álbum completo
XX PLENÁRIA DO CBHSF EM BOM JESUS DA LAPA


No segundo dia da plenária, foram votadas várias deliberações e algumas pedidas vistas por não terem passado pela Câmara Técnica. Desta vez o órgão gestor da Bahia, INEMA se fez presente representado pelo Diretor Geral Júlio Mota, que também participou como suplente do governo baiano no CBHSF, desde que o titular Secretário Eugênio Spengler não pode comparecer.

A Bahia foi até elogiada por alguns membros do CBHSF nas reuniões transversais por estar com 09 (nove) funcionários do órgão gestor (a maior representação de funcionários de órgãos gestores dos estados que compõe a Bacia), poderia até dispensar algumas presenças e ter atendido a MOÇÃO do Fórum Baiano de Comitês, tirada no XIII ENCOB de São Luiz. Um dos pontos desta MOÇÃO é para que a SEMA/INEMA garanta a presença de no mínimo um representante de cada Comitê de rios afluentes do São Francisco para participar das Plenárias do CBHSF.

Outro ponto importante foi a aprovação dos PROJETOS que serão custeados com os recursos da cobrança de 2011. Ao todo, foram aprovados 22 projetos e um deles é o “CERCAMENTO E RENATURALIZAÇÃO DAS NASCENTES DO RIO SALITRE” que ficam dentro da “nova” Poligonal do PEMC – Parque Estadual de Morro do Chapéu, que será apresentada pela SEMA/INEMA nas cidades que compõem o Parque. 

2 comentários:

  1. Só tinham nove funcionários do INEMA para ganharem diárias, aposto que sequer abriram a boca, quer dizer só na hora das refeições.
    Ao invés de mandar nove funcionários deveria sim era mandar os presidentes dos 6 comitês afluentes do Velho Chico.
    Acorda Tchê, é por isso que o chamam de secretário CONTRA o meio ambiente da Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Não é de espantar que a cada evento se mostrem mais e mais descalabros e absurdos advindos do Secretário do Meio Ambiente. O Júlio César Rocha Mota devia ter vergonha de se valer de expedientes deste tipo para obstruir a participação dos representantes da sociedade civil. Já sabemos que os hipócritas são assim, NÃO FAZEM, PORQUE NÃO SABEM FAZER, E O PIOR, NÃO DEIXAM OS QUE SABEM FAZER! Para esta categoria de pessoas o Mestre Jesus usou as palavras mais terríveis e delas me valho aqui: FILHOS DO DIABO... CAIRÁ NO ABISMO ONDE HÁ PRANTO E RANGER DE DENTES.
    Pois bem, o melhor é que a participação do Almacks foi notória e retumbante de êxito com resultados práticos para a Bacia, mostrando como é que se faz para a consecução de uma Agenda Positiva. Os representantes do INEMA só vão para ganhar diárias e cumprir a tabela de obstrução do SECRETÁRIO CONTRA O MEIO AMBIENTE DA BAHIA EUGÊNIO SPENGLER. DE INGÊNUO NÃO TEM NADA, TCHÊ!
    Que lamentável sabermos que a direitona que sempre combatemos chega a ser superior e melhor que essa maquiagem travestida de esquerda capitaneada por Wagner em todos os sentidos, com ênfase maior no que tange ao MEIO AMBIENTE. Horrpilante constatação! Mas é assim triste e melancolicamente que este governo nefasto atua!!!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog