REDEMOINHO DE VENTOS NA BACIA DO SALITRE


No DOE da Bahia do último dia 20/01 (sexta-feira), quando trouxe a tona um verdadeiro "redemoinho de ventos" com a publicação das licenças de localização de vários parques eólicos. Vários desses parques estão em regiões milidrosas do ponto de vista ambiental, exatamente, por se encontrarem em áreas onde existem ou se pretendem criar Unidades de Conservação, como é o caso de Morro do Chapéu, Ourolândia, Sento-sé e Casa Nova; porém, os municípios de Brumado, Dom Basílio, Rio de Contas, Gentio do Ouro e Xique-xique terão seus patrimônios naturais comprometidos por esses empreendimentos.

Fora m 06 empresas agraciadas, 09 municípios envolvidos, 111 parques a serem implantados com potencial de gerar 2.688,8 mega wats em mais de 1400 aerogeradores espalhados em superfícies montanhosoas, principamente da Chapada Diamantina e norte do Estado.

EmpresasMunicípiosParques/subparquesAerogeradoresPotencia - MW
 EMPRESA PARANAENSE DE PARTICIPAÇÕES S.AGentil do Ouro / Xique-xique26309494,4
 PARQUE EÓLICO CRISTALÂNDIA LTDABrumado, Dom Basílio e Rio de Contas4?120
 MOINHOS DE VENTO ENERGIA S.ASento-sé / Umburanas698661732
 BRENNAND ENERGIA EÓLICA S/ASento-sé22346
 CASA DOS VENTOS ENERGIAS RENOVÁVEIS S/AMorro doChapéu7130206,4
 ELETROWIND S/ACasa Nova35190
Total6911113792688,8
      



Só para refrescar as idéias (daqueles que estão de férias ou se preparando para gozá-las): Morro do Chapéu possui as UC's Cachoeira do Ferro Doido, Gruta dos Brejões e o Parque Estadual de Morro do Chapéu (este último por força de decreto está tendo sua poligonal redefinida quisar para acomodação dos parques); Em Ourolândia e Sento-sé encontra-se inserida a maior parte da área de estudo para implantação de UC's (Parque Nacional e APA - Boqueirão das Onças). Casa Nova assim como Sento-sé já pertencem a APA Lago de Sobradinho. São locais de beleza rara, formada por serras, grutas e rios, onde ainda, abrigam-se rica fauna e flora que precisam ser preservados.

A especulação das áreas, onde serão instalados os aereogeradores, tem gerado conflitos por terras entre os proprietários dessas regiões, com prejuízos para os nativos é claro. Muitos estão vendendo suas propriedades para latifundiários e polític os mais espertos e outros sendo enganados, com a promessa de arrendamento futuro para empresas do ramo. 

Há que se perguntar...

Qual o preço se deve pagar pela dita "energia limpa"? ... a perda da biodiversidade?...do nosso patrimônio?
A quem servirá? estamos realmente precisando de energia? queremos substituir as outras fontes ou criar um produto valioso?

O fato é que o assunto tem sido pouco debatido e restam muitas dúvidas a seu respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog