SEMA/INEMA DEFRAUDAM E TRIPUDIAM DA SOCIEDADADE CIVIL COM DESTRAMBELHADAS AÇÕES PARA AS CONFERÊNCIAS TERRITORIAIS DE MEIO AMBIENTE


A sociedade civil organizada de Morro do Chapéu resolveu assumir as responsabilidades atinentes ao Estado e Município e efetivou a Reunião para escolha dos Delegados e Suplentes para a Reunião Territorial, marcada para o dia 17 de abril.

Isto porque o Município de Morro do Chapéu que possui Secretaria do Meio Ambiente, Conselho de Meio Ambiente, Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e Gestão Ambiental Compartilhada não o fez e também não deu satisfação que tem por dever e obrigação à sociedade. Se assim não fora feito, o município ficaria sem representantes para as discussões atinentes às suas problemáticas, sobretudo com a estiagem prolongada que afeta a região.

Com que respaldo pode um município - que por desleixo não efetivou a sua reunião para levantar os problemas relacionados a meio ambiente, biodivserdidade, incêndios florestais, desmatamentos e recursos hídricos, inclusive com estiagem prolongada e comprometimento do abastecimento de água – pleitear ações relativas a tais problemáticas?

No entanto, outro agravante foi o fato de, após a negligência deliberada do Município, não ter comparecido à reunião marcada para o dia 17 de abril em Seabra. Sequer a SEMA/INEMA entraram em contato com os delegados para comunicar o fato.

Houve deslocamento, tempo gasto, alimentação etc., que seriam de inteira responsabilidade da SEMA/INEMA foi feito pelas pessoas da sociedade civil, de diversos segmentos que foram eleitas como delegados.

Lamentavelmente, por tais falhas inescusáveis, sobretudo da Organização da Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), o evento não foi realizado sem que houvesse qualquer informação, mesmo dispondo de dois escritórios: Morro do Chapéu e Seabra. Isto prova que a nova estrutura do INEMA está ainda mais ineficiente.

Uma falha inescusável que tem que ser reparada pela SEMA/INEMA que vem tripudiando da sociedade civil também nos Comitês de Bacias, inviabilizando as reuniões e atividades de sua inteira responsabilidade.

Esperamos, por parte dos referidos órgãos explicações e reparações para os grandes danos causados que comprometem ainda mais a má imagem que SEMA e INEMA possuem diante da Sociedade Baiana.

Atenciosamente,

Delegados e Suplentes da CEMA, Cidade de Morro do Chapéu, Território de Seabra.

2 comentários:

  1. Uma vergonha para a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia que tem acumulado em tão pouco tempo de atuação do Secretário desastrado Spengler uma avalanche de ilegalidades, ações mal intencionadas e deliberadamente CONTRA O MEIO AMBIENTE. Será que a Assembleia Legislativa não está vendo isso? É preciso que se tome providências cabíveis com medidas enérgicas para conter essa grande escalada de acintes e descalabros perpetrados pela SEMA/INEMA. Quem poderá coibir isso que prospera livremente para a desgraça da Bahia??

    Ana Lúcia Barreto

    ResponderExcluir
  2. INEMA\SEMA, quanta falta de respeito pelas pessoas que se deslocaram para a conferencia em Seabra , ações desastrosas deste governo de todos os nós que ainda traz o incompetente de outro Estado para gerir uma pasta tão importante como é a questão do meio ambiente,só esperamos que não seja mas uma jogada do Spengle , para desmobilizar as sociedade civil do território da Chapada Diamantina, e não culpem a sociedade por não participar da decisões ...enquanto isso o dinheiro público s´0 serve para eles desfilarem de jatinho , para ver uma pode de pê de uva e inaugurar asfalto que se desmancham com as chuvas este é o verdadeiro governo de todos os nós.....CUIDADO WAGNER OTTO VAI TE ENGOLIR SEM PESTANEJAR.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog