INGÁ CAUSA MAIS UM VEXAME NO CBH SÃO FRANCISCO


PRAIA DE INEMA - SALVADOR-BA.

Na última quarta feira, dia 13 de abril de 2011, a DIREC do CBH São Francisco estava reunida pela manhã no Hotel Grande Rio de Petrolina-PE, para organização da grande Plenária dos 10 anos do Comitê que será nos dias 7,8 e 9 de julho e à tarde, às 14:00 hs deu início ao ponto de Pauta da Convocatória CBHSF/CCR.SM/001/2011, para tratar da Eleição do Coordenador(a) desta CCR.

Até aí corria tudo bem quando se iniciou o processo de votação procedendo a assinatura da lista de membros do próprio Comitê, como dos membros com direito a voto no processo, quando aparece o Sr. Rosalvo Jr. com um documento dizendo-se representante do Governo da Bahia, reivindicando o direito de voto por estar com um documento oficial lhe dando este direito.

Iniciaram-se as discussões, o Sr. Rosalvo foi barrado no baile e os 16 habilitados para o processo de votação votaram e a Bahia perdeu de 13X3 para o Pernambuco que mais uma vez emplacou o prefeito da cidade de Afogados da Ingazeira como Coordenador da CCR – Câmara Consultiva Regional do Sub-médio.

Vamos agora explicar por cima como se dá este processo de Coordenador das CCRs. Há alguns anos atrás foi pactuado (nada regimental) que a CCR do Alto tinha a coordenação de Minas Gerais, a do médio a coordenação era da Bahia, apesar desta região fisiográfica pertencer à Bahia e Minas Gerais, a do sub-médio a coordenação era de Pernambuco, apesar desta região fisiográfica compreender de Remanso a Paulo Afonso e a do baixo a coordenação é acordada entre Alagoas e Sergipe que se revezam.

O vexame que o INGÁ cometeu foi o seguinte: O Sr. Rosalvo de Oliveira Junior é aquele velho conhecido da maioria dos membros do CBHSF, como representante do Geddel (Ministério da Integração), provavelmente deve ter rompido com o dito cujo e atualmente queria se reintegrar ao CBHSF como “Assessor Especial do Gabinete do Diretor Geral do INGA”.

O vexame aumenta quando sabemos que o representante do Estado da Bahia no CBHSF é o Secretário de Meio Ambiente Eugênio Spengler e o suplente deste oficialmente era na época o Sr. Wanderley Matos. O INGÁ, como manda o Regimento do CBHSF, manda correspondência oficial pedindo a substituição do Sr. Wanderley Matos para o novo Diretor do INGÁ, Sr. Luiz Henrique Pinheiro Silva, profissional super, hiper habilitado no Sistema Hídrico, (quadro da ANA), que por sua vez deve ter esquecido de nosso Regimento e dá um documento para o Sr. Rosalvo Jr lhe representar numa Reunião Extraordinária, assim mais uma vez erro gravíssimo do nosso Lula baiano de querer substabelecer poderes que regimentalmente não pode.
Por isso foi barrado no baile o Sr. Rosalvo Jr por ser o SUB do SUB do SUB.

E como a Bahia não ficou boa na fita do CBHSF com a eterna ausência do Juliano Matos e de seu suplente Júlio Rocha (aquela famosa dupla JUJU), era tudo o que os membros do Comitê de outros estados queriam, caírem na risada do mais novo vexame baiano.

Talvez este vexame já seja pela positividade do nome do novo órgão que substituirá o INGÁ, IMA e SFC/DUC. Vem aí o INEMA que meus ancestrais batizaram de “ÁGUAS PARADAS”. Quando o nosso presidente Lula queria parar um pouco, descansar, sair de perto das aves de rapina do Palácio do Planalto vinha descansar a onde na Bahia? É claro Almacks, nas águas paradas da Praia de Inema (foto no início do texto).

Que o INEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente não seja tão parado como estão sendo os responsáveis que deveriam comparecer às reuniões do CBH São Francisco.

Um comentário:

  1. Não é para rir e, para lamentar as trapalhadas do Ingá.

    JASS.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog