Nota de Apoio ao Grito Catingueiro em Irecê no dia 28 de Abril de 2011



            Considerando que:


  1. A redução do Parque Estadual Morro do Chapéu, terá o objetivo de facilitar a entrada de empresas de mineração e implantação do parque eólico para atender aos interesses do grande capital em detrimento das comunidades tradicionais quilombolas, ribeirinhas dentre outras.
  2. O fechamento dos Escritórios do Instituto de Gestão das Águas-INGÁ e Instituto de Meio Ambiente-IMA, no território de Irecê dificultarão a fiscalização das ações de crimes contra o meio ambiente, fato recorrente neste território.
  3. As autorizações para exploração de minérios nos municípios do território de Irecê, como de todo o Estado da Bahia fere os princípios do cuidado, da ética e do respeito que se deve ter com a mãe natureza.
  4. A Campanha da Fraternidade 2011 nos chama atenção para os problemas climáticos causados predominantemente pela ação humana e que vem ceifando muitas vidas.
Neste momento em que a humanidade se preocupa com os efeitos climáticos nocivos à biodiversidade do planeta, tentando encontrar alternativas em defesa da qualidade e preservação de todas as formas de vida, nos preocupa esta proposta absurda de redução do Parque Estadual Morro do Chapéu e também o fechamento de escritórios do IMA e INGA, órgãos oficiais, responsáveis pela fiscalização e punição dos crimes ambientais.
Esta é uma atitude típica de ditadores, que fere os princípios da democracia.
Nesse sentido, a equipe da CPT Centro-oeste da Bahia, composta pelos núcleos das Dioceses de Barra, Bom Jesus da Lapa e Irecê, reunidos em Ibotirama de 27 e 28 de abril, vem manifestar seu apoio à realização deste ato tão importante e significativo para a sociedade.

CPT Centro-Oeste, Ibotirama-BA, 27 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog