URGENTE – População de Caetité está impedindo passagem de 13 caminhões com lixo radioativo vindos de São Paulo


De acordo com informações enviadas por Zoraide Vilasboas, do Movimento Paulo Jackson, milhares de pessoas estão agora na vigilia em Caetité, em frente ao Cemitério da cidade, conseguindo impedir a passagem do comboio radioativo, composto por 13 caminhões, que chegou na cidade, por volta das 19h, carregados de material atômico destinado ao distrito de Maniaçu, onde funciona a unidade unidade de extração e beneficiamento de urânio, em atividade no Pais.

A convocação para a manifestação foi feita pela rádio educadora e por carro de som, ao longo desta tarde, e a  população optou em peso por exercer a sua cidadania, impedindo a passagem do material.

Mais informações podem ser acessadas em notícia postada mais cedo, clicando aqui.


BA – Caetité faz vigília contra lixo do Programa Nuclear Brasileiro que pode chegar à cidade esta noite


Por racismoambiental, 15/05/2011 17:27

A Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité (Ba), a Comissão Pastoral da Terra e o Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania estão convocando as populações da região (Caetité, Lagoa Real e Livramento) para uma grande vigília contra o lixo atômico e em defesa da vida, logo mais, às 19:30h, na saída de Caetité para Maniaçu, onde funciona a unidade de mineração e beneficiamento de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Antes cogitado para chegar na próxima semana, tudo indica que o comboio radioativo, possivelmente vindo de São Paulo, que chegaria à Bahia  na próxima semana, foi antecipado para hoje, revoltando a população local que está se mobilizando para rejeitar a carga nuclear, que deverá passar pela sede do município, rumo ao distrito de Maniaçu. Os sindicatos de trabalhadores do Rio de Janeiro e de Brumado estão questionando a insegurança com que este transporte está sendo feito e os riscos que isto representa para os trabalhadores, as populações e o meio ambiente.

Na última quinta-feira, a Rádio Educadora Santana de Caetité tratou do assunto, levantando a possibilidade da carga radioativa ser a mesma que saiu da cidade de Poços de Caldas (MG), na década de 1990, destinada a São Paulo para ser utilizada pela Marinha Brasileira em um projeto de submarino nuclear.  Ainda segundo informações extra-oficiais, depois de usado no projeto, esse material ficou confinado em algum lugar da capital paulista (Interlagos?), até ser liberado para voltar a Poços de Caldas.

Em 2000, quando a carga voltaria a Minas, o então governador, Itamar Franco, proibiu a entrada da carga radioativa no Estado, inclusive colocando um helicóptero para sobrevoar a área da INB, impedindo a entrada ou saída de caminhões com contêineres. Na quinta-feira passada, os microfones da Educadora de Caetité foram colocados à disposição da direção da INB e reservado o horário da sexta-feira para esclarecimentos, mas ninguém se pronunciou até o momento (http://www.icaetite.com.br).

Ficam os questionamentos: Qual o motivo desta carga vir para Caetité, uma vez que a mina aqui contida é tida como a sexta maior reserva do mundo e a maior da América Latina? O que a INB pretende fazer com esta carga perigosa? Quais os riscos ambientais para Caetité e quais os riscos de maior exposição à radiação para os moradores das localidades circunvizinhas da INB? O que pensa o poder público sobre a questão? Será que o Prefeito sabe desta manobra da INB?

—-

http://www.icaetite.com.br/?lk=4&id=7567, atualizada com  informações enviadas por Eliel Freitas Jr para a lista do CEDEFES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog