AMBIENTALISTA JACOBINENSE ABRE CONFERÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DE JUAZEIRO


5
QUINTA-FEIRA
MATÉRIA DO SITE GERALDO JOSÉ
VARIADAS ÀS 06:00
CONFERÊNCIA TERRITORIAL DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO É REALIZADA EM JUAZEIRO
Amacks Luiz Silva, presidente do CBH Salitre, fez abertura da Conferência Territorial do Meio Ambiente do Território Sertão do São Francisco

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente participou nesta quarta-feira (23), no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) em Juazeiro; da Conferência Territorial do Sertão do São Francisco, etapa que antecede a 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente e que objetiva discutir a integração das Políticas de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos no Estado da Bahia.
O evento tem como proposta, ampliar a reflexão e o debate sobre as problemáticas e os desafios impostos à área socioambiental nos municípios que integram o Território Sertão do São Francisco – Juazeiro, Curaçá, Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Uauá e Canudos. “A etapa territorial faz parte de um processo que estamos realizando em todo estado, atendendo aos 27 territórios de identidade, que resulta na realização de 20 conferências. O objetivo principal do evento é a sistematização e a unificação do ponto de vista da execução do plano plurianual do governo em relação as políticas de recursos hídricos e de meio ambiente”, informou Aldo Carvalho da Silva, Coordenador de Política e Articulação Institucional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Aldo explicou também que tanto a política de recursos hídricos como a de meio ambiente são prioritárias para o Governo do Estado, porém elas estavam caminhando separadamente; “e para que possamos dar mais agilidade e celeridade nos processos, melhorando a eficiência do governo na sua ação, é necessário que a gente articule as duas juntas”, observou. O evento que é uma realização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, reuniu representantes do poder público, sociedade civil e do setor produtivo. De acordo com Kitty Tavares, diretora de estudos avançados do meio ambiente e representante do titular da SEMA, Eugênio Spengler, a metodologia utilizada nessa etapa é um pouco diferente, porque já traz o plano plurianual pronto - discutido pela sociedade e aprovado pela administração do estado.
Vinte e três delegados escolhidos durante a conferência municipal, irão representar o território na etapa estadual. Na ocasião, as 37 propostas de diretrizes (atividades para políticas públicas integradas) aprovadas em Juazeiro deverão ser discutidas em Salvador. Para Minéia Clara dos Santos, uma das delegadas que representará Juazeiro, este é um momento importantíssimo. “Pretendemos focar durante a etapa estadual, na destruição dos rios - São Francisco e Salitre; além da degradação nas áreas de preservação permanente, e os métodos de extração no que diz respeito à mineração. Tudo que a gente puder falar e debater, nós iremos. Esse é um momento muito importante, um fórum de discussão onde a gente pode levar para os nossos políticos – poder legislativo e executivo, a nossa insatisfação com a destruição ambiental”, frisou.
Lene Radina – Assessoria de Comunicação/SEADRUMA (Prefeitura Municipal de Juazeiro)

http://www.geraldojose.com.br/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=26787

Um comentário:

  1. Manoel Ailton R de Carvalho28 de maio de 2012 às 21:50

    È isso gente , temos que fazer a nossa parte e apontar caminhos , pois, a maneira como Estado e Sociedade de uma maneira geral vem tratando o nosso Ambiente é atrazadissima.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog