Ariano Suassuna em Jacobina: Uma verdadeira aula de Cultura Brasileira.



O Ginásio de Esportes de Jacobina foi palco de uma verdadeira aula da mais pura cultura brasileira na noite da última terça-feira (08/05). Tratou-se da Aula Espetáculo proferida pelo escritor Ariano Suassuna. O evento foi um verdadeiro deleite para o grande público presente. Estudantes, professores, artistas e o povo que valoriza a literatura, a poesia e o teatro brasileiro tiveram o privilégio de ouvir, por faixa de duas horas, as sábias palavras deste nordestino que sabe contar histórias de seu povo como ninguém. Ariano, além de contar vários causos, falou das suas obras, da riqueza da sabedoria popular, da (má) influência da cultura norte-americana e da pobreza da atual produção cultural como, por exemplo, a música de baixa qualidade amplamente divulgada pela mídia. O escritor disse: “...não me preocupo com a repercussão do que eu falo, eu não posso é ficar calado diante das coisas com as quais não concordo”.
A vinda do paraibano Ariano Suassuna a Jacobina foi motivada pelo convite para o lançamento do livro “Histórias e Estórias” do seu primo, também “nortista”, mas radicado em Jacobina há vários anos, Luciano Dantas.
No decorrer do evento se apresentaram vários artistas jacobinenses a exemplo de Pascoal Gama, cantando música nordestina; o cantor e compositor Jacobina, que cantou um de seus grandes sucessos “O Uirapuru”; O instrumentista Dunga, além de Luciano Dantas que brindou os presentes com alguns “causos” contidos em seu livro.
Além dos jacobinenses, caravanas de vários municípios da região estiveram presentes no evento. Quem assistiu à Aula Espetáculo de Ariano Suassuna saiu com a certeza de que participou de um momento histórico para a cultura da região e que ficará marcada para sempre na vida de cada um.

Postado por 

2 comentários:

  1. Fico feliz em minha cidade ter tido a oportunidade de receber Ariano!

    Lucimar

    ResponderExcluir
  2. Este sim é um autêntico brasileiro, figura IMPOLUTA, com sabedoria, lídimos ideiais, autêntico e merecedor realmente dos maiores e justos elogios. Por ele outros brasileiros podem se nortear em suas vidas servindo com exemplo digno de ser seguido. Realmente, passa despercebida a influência nefasta de americanos, ingleses e outros povos que sempre rapinaram os demais países e com exemplos nefastos de conduta em todo o decursos histórico, merecedores de TOTAL DESPREZO E REPÚDIO.
    Parabéns aos promotores e que os jacobinenses tenham aproveitado o máximo!

    Luiz Dourado

    ResponderExcluir

Arquivo do blog