TV SALITRE APRESENTA - EXPEDIÇÃO AO RIO SALITRE - PARTE I


Expedição retrata situação atual da Bacia do Rio Salitre



Teve início no final do mês de abril uma “Expedição à Bacia do Rio Salitre”, que nasce no município de Morro Chapéu e deságua em Juazeiro, na Bahia. A iniciativa pretende dar visibilidade a situação atual deste afluente do Rio São Francisco que a algumas décadas vem sendo cada vez mais degradado devido tanto à ação humana inconseqüente quanto à ausência da gestão de suas águas, usadas de forma desordenada, principalmente para irrigação de grandes lavouras. Ao longo das visitas, registros em fotografias, áudios e vídeos estão sendo feitos sobre o rio e a vida do povo que vive em suas margens.
A “Expedição” partiu da foz, no povoado de Sabiá II, município de Juazeiro e pretende percorrer até a nascente, em Morro do Chapéu. A intenção é reunir elementos que possam compor um banco de dados sobre a situação do rio e assim subsidiar possíveis soluções para os diferentes problemas que hoje o afetam, o que traz diferentes consequências para a população que depende de suas águas, seja nos municípios mais próximos da nascente ou as comunidades situadas no baixo Salitre, região da foz.
Além disso, a Expedição busca também cumprir o objetivo de veicular as informações levantadas em alguns meios de comunicação da região, bem como nos veículos institucionais de entidades e movimentos sociais comprometidos com a questão ambiental. Neste sentido, matérias, boletins, sugestões de pautas, mini-vídeos para disponibilização na internet, redes sociais serão alguns dos instrumentos usados.

Não deixe de acompanhar acessando nossos principais instrumentos de comunicação!



Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa, Almacks. Lembrei-me da minha passagem pelo IRPAA. Ouvir os moradores locais é o primeiro passo de qualquer planejamento que vise à transformação social para a melhoria da qualidade de vida. Parabéns!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog