Bahia: Governo quer transpor São Francisco até a Grande Salvador

Canal da Transposição (Foto de Almacks Luiz feita em 07/06/2012)

Mais um absurdo proposto!

Após percorrermos os Eixos Leste e Norte dos Canais da Transposição das águas do Rio São Francisco nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2012 percebemos que a situação da obra é bem pior do que em 2009 quando fizemos o mesmo roteiro, obra que era prevista para Lula inaugurar, com certeza Dilma não inaugurará e aparece uma proposta absurda como esta.

O governo da Bahia acaba com o rio Paraguaçu com o Polo de Irrigação de Mucugê, com o abacaxi em Itaberaba e com o resto da água que sobra libera para Votorantim gerar energia em Pedra do Cavalo e vender a própria energia a COELBA. Água que deveria ser destinada a dessedentação do povo da capital, Feira de Santana e região metropolitana.

Na outra ponta acaba com o Rio Itapicuru permitindo a Yamana Gold instalar três unidades às margens do Rio, Jacobina, Fazenda Brasileiro em Barrocas e Projeto C1 em Santa Luz para produzir ouro que segundo o PNM 2030 - Plano Nacional da Mineração no Itapicuru não teremos água para dessedentação humana e animal, apenas para produção de Ouro. Para confirmar façam o balanço hídrico e vejam quantas onças de ouros são projetadas para 2030 e veja a disponibilidade hídrica do Itapicuru. Mais um conflito a vista.

Bahia: Governo quer transpor São Francisco até a Grande Salvador

Detalhes
Publicado em Terça, 19 Junho 2012 19:23
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou, nesta terça-feira, no programa Bom Dia, Ministro que o governo federal irá contratar, até o final do ano, uma empresa para realizar estudo sobre uma nova transposição das águas do Rio São Francisco. O canal do Eixo Sul, que pode ter entre 500 e 600 km de extensão, partiria do Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, e chegaria até "os contornos da região metropolitana de Salvador", passando por todo o semiárido baiano. Com o novo eixo, as águas do São Francisco seriam levadas para a Bacia do Rio Paraguaçu, que corta o Estado e abastece a Grande Salvador.
Após o programa, o ministro disse à Agência Brasil e à TV Brasil que já recebeu orientação da presidente Dilma Rousseff de contratar os estudos. Bezerra acredita que entre quatro e seis meses deverá estar selecionada e contratada a empresa que elaborará o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA-Rima). Esses estudos levarão de 18 a 24 meses para a conclusão. Ele avalia que a obra contribuirá para a segurança hídrica na Bahia, que tem a maior parte do território no semiárido. "Nós queremos, essa é a nossa animação, que a decisão para a construção do Eixo Sul possa ser tomada ainda neste primeiro mandato da presidente Dilma, tendo todos os elementos para a tomada de decisão", afirmou o ministro. A elaboração dos projetos e do EIA-Rima ajudará a definir o percurso do canal e o custo da obra. Como comparação, os eixos Leste e Norte, em execução, tem orçamento de R$ 6,85 bilhões (o valor inicial era R$ 5 bilhões).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog