Jacobina ou Jacuabinas?

Estátua do garimpeiro - entrada de Jacobina

No livro História do Brasil de Pedro Calmon - Livraria José Olympio Editora, 1959, ele se refere à carta escrita ao governador, por Fernando Dias Pais em 1671 sobre a lenda das esmeraldas nas serras que ficam no norte da Bahia, chamadas Jacuabinas (provavelmente, hoje conhecidas como Carnaíba na divisa dos municípios de Mirangaba e Pindobaçu).

O termo Jacuabinas por dedução, foi derivado de, Jacuy Bina, espécie de árvore que perde as folhas no período da seca e aves vegetarianas semelhantes às galinhas (Jacu).

Pelo deslocamento de garimpeiros que vinham em busca das nossas riquezas minerais, alguém mal intencionado ou mal informado, criou a lenda de que o nome vinha do casal de índios, Jacó e Bina. Como poderia um índio por volta do século XVII ter o nome Jacó que vem do hebraico?

Na entrada da cidade foi erguida uma estátua do garimpeiro, homenageando-o por ter vindo explorar os nossos recursos minerais e consequentemente os recursos naturais. Por que em Jacobina não tem um monumento homenageando os nossos ancestrais indígenas e verdadeiros donos da terra?
Na vizinha cidade de Senhor do Bonfim existe uma comunidade com o nome de Missão do Sahy(http://missaodosahy.bloog.pl/?ticaid=6e9af), criada em 1697 pelos Franciscanos. 

O poder público para homenagear os povos indígenas ergueu um monumento retratando uma das índias que habitavam toda esta região conhecida antigamente como Serras das Jacuabinas, hoje Serras de Jacobina, cadeia rochosa que nasce em Miguel Calmon e vai até próximo a cidade de Jaguarari.
Estátua da Índia - Missão do Sahy, Senhor do Bonfim

As Serras de Jacobina é a Caixa d”água da Bacia Hidrográfica do Itapicuru.
Por que em Jacobina homenageia o Garimpeiro e se esquece totalmente dos Payaya?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog