INSPEÇÃO NAS BARRAGENS DE REJEITOS DA YAMANA GOLD É UM ENGODO


Barragens de rejeitos da Yamana Gold em Jacobina

A maioria dos veículos de comunicações de Jacobina soltaram uma nota única quanto a análise que foi feita nas barragens de rejeito da Yamana Gold hoje, dia 19 em Jacobina.
Inicialmente discordo do procedimento como foi feito. O ex-funcionário da Yamana Gold, hoje lotado na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Jacobina, segundo a matéria relata: “Para o geólogo e consultor de meio ambiente do CREA, Rossini Barreto, não há possibilidade de acontecer em Jacobina o que ocorreu em Mariana. "Essa barragem é completamente diferente da de Mariana. Na Yamana Gold eles mantém um equilíbrio entre o volume de material que é depositado na barragem, além de haver uma separação do material fino e do mais grosso e o crescimento dessa parte grossa é sempre à jusante, diferente de Mariana que é feito à montante. Eles obedecem rigorosamente a portaria n. 406, que é a mais recente," avalia o técnico, que também acompanhou a visita”.
Como estava na comunidade do Itapicuru e constatei a hora em que a equipe chegou à sede da empresa, a hora em que a equipe foi a campo e monitoramos a hora que chegaram do campo, jamais dava tempo de fazer realmente o que o povo de Jacobina e das 55 cidades que forma a Bacia Hidrográfica do Itapicuru com quase 39 mil quilômetros quadrados até a cidade do Conde na Linha Verde perto da divisa de Sergipe onde desagua o rio, quer saber.
A prática mais usada no mundo para monitoramento de uma barragem é a INSTRUMENTAÇÃO DE OSCULTAÇÃO de barragens e suas características técnicas.
Existe uma variedade de instrumentos que podem ser instalados em uma barragem, como:
a)     Instrumentos de medição de deslocamentos;
b)    Controle de fluxo percolante.
Estes são os mais utilizados em barragens de terra e rejeitos de mineração. O surgimento do método de INSTRUMENTAÇÃO DE OSCULTAÇÃO se deu na década de 1940, passando por diversas técnicas, hoje a mais usada é por fibra ótica e monitorada por satélite para detectação e caracterização do desempenho e tendência de comportamento de uma barragem e suas estruturas.
O método de INSTRUMENTAÇÃO de medição ganhou confiabilidade e a análise dos dados podem ser avaliados diversos fenômenos como:
a)     Físicos
b)    Tensões
c)     Deformações
d)    Supressão
e)     Percolação
f)     Vazão
g)    E até Sismos
h)    Deslocamentos
A INSTRUMENTAÇÃO DE OUSCULTAÇÃO instalada em uma barragem de rejeito da proporção das barragens de rejeitos da Yamana Gol em Jacobina, desde as primeiras fases de construção, através de dados coletados em campo, permite a verificação das especificações técnicas.
Assim sendo, pelo pequeno tempo em que os técnicos estiveram nas barragens de rejeitos da Yamana Gold em Jacobina não deu tempo de instalar ou sequer fazer a leitura se a mineradora usasse a INSTRUMENTAÇÃO DE OUSCALTAÇÃO.
A nota fala que o profissional citado afirma que a Yamana Gold obedece a Portaria nº 406 (inventada não existe), deve obedecer a 416/2012 que estabelece a segurança e o Plano de Segurança de Barragens.
Por que então a Yamana Gold expulsou literalmente mais de 100 famílias que residiam a jusante (abaixo) das barragens de rejeitos? Por que as barragens não são seguras? Por que não aplicou o Plano de Segurança e deixou aquelas famílias?
Por que o INEMA liberou a construção da barragem de rejeito nova sem o Estudo de Impacto Ambiental – EIA e sem o Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV?
Por que a Yamana Gold não compensou os 34 (trinta e quatro) hectares desmatados para a construção da nova barragem, recuperando a APP do rio Itapicuru?
Porque a Yamana Gold não destinou 0,50% do valor da obra como Compensação Financeira para as Unidades de Conservação da região? O Parque da Macaqueira podia se tornar realidade com esta Compensação.
A inspeção organizada pelo deputado presidente da Frente Parlamentar de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia, por não ter especificado qual o método utilizado pelos técnicos para avaliação foi um engodo.
Afinal de contas, quantos milhões de toneladas de rejeitos têm dispostos na barragem velha?
Se só no ano de 2012 a empresa declara que retirou das serras de Jacobina 116,8 mil onças de ouro e como cada onça equivale a 28.349523125 gramas que gera em torno de 1.420.000 (um milhão e quatrocentos e vinte mil) toneladas de rejeito, o povo quer saber, quantos milhões de toneladas de rejeito estão estocados na barragem de rejeito velha? Porque sabemos que a barragem nova tem capacidade para 13 milhões de toneladas.

A Yamana Gold tem Plano de Segurança de Barragem? Foi apresentado a Frente Parlamentar? O deputado socializou este Plano com as comunidades do entorno da mina e através da entrevista em rádio que ia conceder?

As pessoas que moram no entorno da Mina e os diretamente vulneráveis já passaram por exercícios?

Cadê o Plano de Segurança de Barragens?

Almacks Luiz Silva é colaborador da CPT – Comissão Pastoral da Terra, Membro Titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Membro do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão – GACG, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, Membro Titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CONERH.
Socioambientalista graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - UNOPAR
Extensão em Gestão Participativa de Bacias Hidrográficas  - UFAL e UFS
Extensão em Ações de Gestão para Controle da Poluição em Bacias Hidrográficas - UFBA
Curso de Residência Agrária em Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido – UFPB
Consultor Ambiental e dos Recursos Hídricos
CV:  http://lattes.cnpq.br/7821142835631449






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog