4 DE OUTUBRO É DIA DE SÃO FRANCISCO. O QUE TEM JACOBINA COM "VELHO CHICO"

Kanel do Velho Chico

rio São Francisco, também chamado de Velho Chico, foi descoberto há mais de 500 anos (em 4 de outubro de 1501) pelos navegadores Américo Vespúcio e André Gonçalves. Os índios da região o chamavam de Opara (rio-mar), mas foi batizado de São Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis, nascido no mesmo dia, 319 anos antes.
O que Jacobina e região fará para celebrar esta data?
Quando tivemos autêntico representante na Câmara Federal, o deputado Manoel Novaes (pernambucano de Floresta, mas baiano de coração), conquistou várias obras para nossa cidade e região porque Jacobina é Bacia do São Francisco, principalmente a parte de nosso território que fica a cima do divisor de água da serra do Tombador, toda área da Mutuca, Cantinho, Lages e Caatinga do Moura têm as suas água drenadas para a vereda de Caatinga do Moura que é um afluente do rio Salitre que nasce no município de Morro do Chapéu, passa por Ourolândia e mais sete cidades, e tem a sua foz na comunidade de Campos dos Cavalos no município de Juazeiro-BA, Como tributário da margem direita do Velho Chico (assim aprendi com os meus professores de geografia, Adonel Moreira e a professora  Celma Moraes. Este é o maior pertencimento de nossa região com o Velho Chico.
No período a que me refiro, o deputado federal Manoel Novaes conseguiu um feito histórico, trazer para Jacobina (sede), que não fica na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco a Comissão do Vale do São Francisco, que funcionava onde hoje funciona a UNOPAR, depois passou para SUVALE – Superintendência do Vale do São Francisco e finalmente hoje CODEVASF – Comissão de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba a qual perdemos para o município de Irecê. Com a instalação da sede da Comissão do Vale do Vale do São Francisco Jacobina e região ganhou muitas obras estruturantes como:
a) Cais nos rios do Ouro e Itapicuru;
b) Ponte ligando a Rua Francisco Rocha Pires a Cel. Teixeira;
c) Hospital regional
d) Primeiro serviço de tratamento de água de Jacobina;
e) Matadoro municipal;
f) Energia termoelétrica;
g) Energia de Paulo Afonso;
h) Uma centenas de estradas vicinais, aguadas, tanques e etc;
i) Estrada que liga Jacobina a Umburanas que era um projeto ligando a cidade de sento Sé, itinerário inviabilizado após a construção do Lago de Sobradinho;
j) Hospital regional da cidade de Saúde;
l) Serviço de água de Mirangaba.
Estas são algumas das obras conquistadas pelo deputado federal Manoel Novaes por Jacobina pertencer a Bacia do São Francisco. Assim esperamos que com tanto dinheiro que tem no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e principalmente para a revitalização do São Francisco o nosso representante atual na Câmara dos Deputados, Amauri Teixeira no fim de seu mandato possa dizer: Não fiz o que o deputado Manoel Novaes fez por Jacobina e região, mas neste dia, 04 de outubro de 2011, daqui do Plenário faço esta homenagem a quem tanto fez pelo Velho Chico. Deputado Manoel Novaes!

Espero também que a Câmara de Vereadores de Jacobina, Prefeitura Municipal, COMDEMA - Conselho Municipal de defesa do Meio Ambiente, ONGs, Associações façam alguma atividade para celebrar a data do descobrimento do OPARA (rio-mar) como dizia meus ancestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog